Os Insetos da Horta

Associação Cantinho da Pequenada (Loures)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Joaninha: A joaninha é eficiente a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas. Contudo, é preciso ter em atenção que não é só na fase adulta que a joaninha tem estes hábitos predadores. Mesmo na fase de larva, ela é bastante ativa e “esfomeada”.
Joaninhas gostam de plantas que retenham água nas suas partes – folhas côncavas, flores de copo – coloridas e cheirosas. Assim, uma lista de plantas poderá nos ajudar a atrair ou a manter as joaninhas perto da nossa horta. Sendo elas: coentros, cominhos, cenouras, entre outras.

Espécie 2:
Abelha: Os insetos polinizadores são muito importantes para as hortas, mas, infelizmente, a sua população diminuiu drasticamente, especialmente no caso das abelhas.
O que pode fazer para atrair insetos polinizadores para a sua horta?
- Plantar variedades de plantas que atraem insetos seja pelo seu aroma ou cores. Gostam mais de cores como o amarelo, branco, azul.
Por exemplo, o óregão é uma planta que produz muitas flores irresistíveis para as abelhas e também é uma planta que poderá usar em muitos pratos culinários.Também há plantas que atraem as abelhas enquanto florescem como: melão, cebola e abóbora.
Os insetos polinizadores e, em especial, as abelhas são de vital importância para a agricultura e os ecossistemas. Sem eles, não se poderia manter a vida vegetal na terra, já que para a reprodução vegetal é necessária a propagação do pólen; mesmo para as variedades que polinizam-se autonomamente, os insetos polinizadores são benéficos porque aumentam a produtividade e a qualidade.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Caracol: A defesa contra caracóis através de métodos biológicos funciona de modo especialmente intenso e eficaz, quando são combinadas várias medidas.
Os caracóis têm um olfacto muito apurado, razão pela qual plantas com aromas muito fortes têm um efeito defensivo específico como por exemplo: tomilho. ou de tomateiro podem ser espalhadas entre as culturas a defender na categoria de cobertura do solo que acabam por “afugentar” os caracóis.
Apesar de ter fama de lento, o Caracol pode provocar danos consideráveis na horta da noite para o dia. Além de danificarem folhas, caules, flores e bolbos, são muito dados à reprodução, pelo que podem multiplicar-se rapidamente pelo seu jardim.
Um Truque Muito Fácil! Colocar cascas de ovo à volta das plantas mais vulneráveis ou, até, ao redor da horta. Além dos caracóis evitarem passar por cima das cascas afiadas, estas podem contribuir para o aumento de nutrientes disponíveis no seu substrato.

Espécie 2:
As lesmas pertencem à categoria de pragas agrícolas que deixam qualquer agricultor de cabelos em pé!Estas aparecem sobretudo no verão após períodos de chuva consideráveis pelo que os agricultores tem procurado por métodos de combate eficazes e cada vez mais sustentáveis. As lesmas tem diferentes tamanhos e colorações. As lesmas mais problemáticas são as de menores dimensões que são normalmente cinzentas, castanhas ou negras. Estas escondem-se durante o dia na terra solta dos canteiros e apenas “atacam” à noite. Por terem cores escuras confundem-se facilmente com a terra utilizando este facto para se camuflarem e dessa forma impedirem que sejam descobertas e destruindo as alfaces mais tenras e outros legumes.
O agricultor poderá recorrer a outras alternativas como por exemplo espalhar cal, pó de pedra ou cinzas de madeira em faixas defensivas ao redor das plantas em perigo. As lesmas que tem uma pele sensível não resistem a substâncias cáusticas pelo que pode ser uma alternativa viável. No entanto, estas faixas defensivas só funcionam quando não ocorre precipitação. Em caso de ocorrer chuva (o número de lesmas e caracóis aumenta substancialmente) deve utilizar uma faixa mais substancial como a serradura, agulhas de pinheiro ou areia grossa.

Memória descritiva:
Neste trabalho foi feita uma busca exaustiva sobre as Joaninhas e as abelhas na horta, as suas vantagens, e alguns truques para as atrair nas nossas plantações!
A Joaninha foi elaborada com materiais reciclados: prato de papel, tampinhas, materiais de bricolage. A abelha foi construída com rolo papel, papel de cozinha, saco de plástico, tampinhas e tintas.
Neste trabalho foi feita uma busca exaustiva sobre os caracóis e lesmas na horta, as suas desvantagens, e alguns truques para eliminar a propagação deles nas nossas plantações!
O Caracol foi elaborado com materiais reciclados: cartão, tampinhas,e outros materiais.
Quanto à pesquisa foi feita uma busca em diversos sites e depois uma breve síntese dos mesmos.