Os Insetos da Horta

Casa da Criança - Centro de Assistência Social de Fátima (Ourém)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Joaninha:
A joaninha é um inseto que tem dois pares de asas, o seu corpo é arredondado ou oval e mede entre 6 mm a 8 mm de comprimento. As mais comuns são vermelhas com pintas pretas. Elas nascem de ovos e no Inverno hibernam. Vivem em jardins, florestas, hortas e zonas agrícolas. As joaninhas são benéficas para a horta pois ajudam no controlo biológico de pragas, já que tanto as larvas como os adultos são predadores de pulgões e a sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humano. As cores brilhantes delas e as toxinas que as mesmas libertam também afastam os predadores que se sentem ameaçados.

Espécie 2:
Libelinha:
A libelinha ou libélula é um inseto com corpo alongado e estreito nas pontas, olhos compostos e com boa visão e dois pares de asas transparentes. Vivem preferencialmente perto de sítios com águas estagnadas, ribeiros, lagos e onde haja vegetação. Elas são muito importantes para a horta pois são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas ajudando no controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais à horta.

Espécie 3:
Aranha:
As aranhas são animais com oito patas conhecidos por tecer teias de seda. Elas usam as teias para apanhar insetos. O corpo dela é dividido em duas partes e o corpo revestido pelo exoesqueleto. Elas nascem de ovos. Elas comem muitos insetos e pragas que podem ser prejudiciais á horta.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Lagarta:
são insetos que que precisam se alimentar muito para entrar na fase da pupa, onde se irão desenvolver e tornarem-se borboletas. Ela causa muito estrago na horta pois devoram as folhas e são realmente problemáticas.

Espécie 2:
Vaquinhas:
são besouros de cor verde com manchas amarelas que se alimentam de raízes em fase de larva e de folhas e pólen quando adulto prejudicando a horta. Além disso, elas favorecem o ataque de vírus e bactérias. As plantas mais desejadas das vaquinhas são a batata e o milho. Para além disso são transmissores de doenças viróticas e bacterianas.

Espécie 3:
pulgão:
é um inseto de 5mm de comprimento, de cores variadas, que atacam a seiva dos vegetais e deixam um líquido açucarado, o que pode atrair fungos e bactérias e formigas. São uma praga que rapidamente aumenta e são prejudiciais á horta pois deixam as folhas novas amarelas e enroladas.

Memória descritiva:
Num primeiro passo fomos á horta observar que insetos e animais encontrávamos. Depois pesquisámos as fotografias deles na Internet, os seus nomes e se eram benéficos ou prejudiciais á horta. Fomos a livros e enciclopédias pesquisar mais sobre eles.
Para ilustrar optámos por desenhar/pintar folhas, pois foi o local onde os encontrámos, recorrendo a diversas técnicas de expressão plástica como pintura, decalque, impressão, colagem, desenho. Fizemos o desenho de cada inseto/bicho numa folha branca, enquanto observávamos as suas imagens, recortámos o desenho e colámos nas folhas.