Os Insetos da Horta

Jardim de Infância da Lousã (Lousã)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.

Espécie 2:
A crisopa é usada em todo o mundo para controle biológico de pragas na agricultura. Na fase adulta, nem todas as espécies são eficientes no controle de pragas, visto que algumas apenas se alimentam de néctar, pólen e substâncias açucaradas como a melada excretada pelos pulgões e outros insetos.

Espécie 3:
As abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial das algumas plantas. Sua importância é tão grande, que alguns apicultores alugam suas criações para agricultores polinizarem suas plantações.
A presença de abelhas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar. Não as extermine. Agora, se o enxame for muito grande, chame o corpo de bombeiros para uma orientação mais adequada

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Pulgões: são insetos de 5mm de comprimento, de cores variadas, que atacam a seiva dos vegetais e deixam um líquido açucarado, o que pode atrair fungos e bactérias e formigas. Ou seja, uma praga pode se tornar quatro! Eles deixam as folhas novas amarelas e enroladas.

Espécie 2:
A Cochonilha é um inseto pequeno, tem 3 a 5 milímetros de comprimento, marrom ou amarelo, e que se alimenta parasitando a seiva de plantas.

Espécie 3:
As lagartas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas culturas e jardins. Outras desenvolvem-se dentro de frutos em maturação – a fêmea coloca os ovos dentro do ovário da flor e a larva alimenta-se do pericarpo ou mesmo da semente. Ela é um inseto na fase jovem que depois na fase adulta se transforma em mariposas ou borboletas que irão pôr os ovos, geralmente na parte de baixo das folhas e, na sequência, mais lagartas.

Memória descritiva:
-Breve história sobre o que os insetos podem fazer numa horta.
-Mostra das imagens dos insetos.
-Foi pedido às crianças que fizessem o desenho do inseto que escolheram.
-Toda a explicação e pedido de realização,foi feita através de vídeoconferência.
-Envio por email aos Encarregados de Educação das fotos dos insetos e breve explicação sobre cada um, com o objetivo de ajudar as crianças a fazer as suas representações.Os materiais utilizados foram escolhidos pelas crianças.