Os Insetos da Horta

Escola Básica de Semide (Miranda do Corvo)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
As borboletas são excelentes para polinizar as plantas existentes na horta.
Para as atrairmos podemos cultivar plantas com flores que ofereçam néctar.

Espécie 2:
As abelhas são também muito eficazes no processo de polinização, essencial a algumas plantas.
Podem atrair-se para a horta plantando flores silvestres, diversas e autóctones, coloridas e que floresçam em épocas diferentes. Um ótimo isco para elas são também algumas plantas aromáticas como o alecrim, a menta, o tomilho, a erva-cidreira e os orégãos.

Espécie 3:
Uma joaninha pode comer até 200 pulgões num dia! Também pode comer cochonilhas, larvas, ácaros e moscas brancas. Ela é um dos principais responsáveis pelo controlo biológico dos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Para atrair algumas joaninhas devemos plantar coentros, funcho, cominhos, dentes- de -leão ou cenouras.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
As lagartas comem folhas de vários tipos de plantas, contribuindo para a sua morte.

Espécie 2:
As cochonilhas sugam a seiva da planta e podem levá-la à morte. Formam colónias na parte inferior das folhas e nos caules. provocam lesões provocadas pela sucção. As suas secreções atraem formigas e fungos.

Espécie 3:
Embora não ataquem diretamente as plantas, estes pequenos insetos acabam muitas vezes por ser prejudiciais. Elas invadem os vegetais infestados de pulgões, em busca do seu melaço. constroem os seus ninhos no solo, ao pé das plantas, prejudicando as suas raízes e podendo provocar o seu enfraquecimento.
As três espécies de insetos prejudiciais apresentadas podem ser eliminadas recorrendo ao cultivo de plantas que os afastem e a outros insetos que os combatam, como é o caso da joaninha, a inimiga natural da cochonilha.

Memória descritiva:
No plano semanal de trabalho das turmas do 3.º e do 4.º ano, que é enviado aos pais, apresentou-se o tema a tratar , dando pistas para pesquisas a efetuar. Os alunos, com ajuda das suas famílias, produziram trabalhos que apresentaram aos seus colegas, durante as aulas síncronas.Dos trabalhos elaborados selecionou-se este que estamos a enviar.