Os Insetos da Horta

Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento - EPED (Almada)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Abelha
Além de produzirem o delicioso mel, as abelhas também nos ajudam com a horta através da polinização das flores, fecundando, assim, as nossas plantas e continuando a sua “linhagem”.

Espécie 2:
Joaninha
Apesar do seu aspeto fofinho, a joaninha é uma das principais responsáveis pela controlo da população dos famosos pulgões, que causam imensos estragos nas nossas hortas. Além disso, ela também se alimenta de outros insetos prejudiciais assim como pequenas lagartas, larvas e ácaros.

Espécie 3:
Louva-a-Deus
Os louva-a-deus são insetos muito bem-vindos às nossas hortas pois são autênticos predadores, caçando várias espécies de insetos prejudiciais e, assim, ajudando a controlar a proliferação de pragas.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Pulgão verde
O pulgão-verde prejudica imenso a maioria das nossas plantas através da sucção da sua seiva, a qual é necessária para a sobrevivência das plantas.
Uma planta afetada pelo pulgão-verde poderá apresentar folhas enrugadas e um défice no seu crescimento.

Espécie 2:
Lagarta rosca
A lagarta-rosca costuma viver enterrada a uma pequena profundidade ao lado de plantas novas. Ao anoitecer ela entra em ação e alimenta-se das folhas e raízes das plantas mais próximas.
Os danos causados às plantas poderão favorecer a entrada de fungos patogénicos, afetando ainda mais a nossa horta.

Espécie 3:
Cochonilha algodão
Assim como o pulgão, a cochonilha-algodão também se alimenta da seiva das plantas, normalmente infestando-as com a ajuda de muitas colegas.

Memória descritiva:
As informações utilizadas neste trabalho foram obtidas através da Internet e as ilustrações foram desenhadas em papel enquanto se olhava para uma imagem do inseto a desenhar. De seguida, foram redesenhadas e pintadas digitalmente através do Adobe Illustrator e convertidas em PNG.