Os Insetos da Horta

Escola EB1 de Erra (Coruche)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Joaninhas
A joaninha come outros animais que prejudicam as culturas de uma horta, como pulgões, piolhos ou outros. As mais conhecidas apresentam carapaça com fundo vermelho com 7 ou 2 pontos pretos e corpo cinzento. Dão-se bem em plantas como os coentros, funcho ou cenouras.

Espécie 2:
Abelhas
As abelhas são insetos que buscam o néctar das flores e atuam como polinizadores, transportando o pólen de uma planta para outra. São muito importantes para a formação dos frutos e vegetais. Nesse sentido, podemos plantar girassóis no jardim, pois desenvolvem flores muito grandes e atuam como um grande atrativo para as abelhas.

Espécie 3:
Aranhas
As aranhas são as principais predadoras de insetos maus. Comem mais insetos prejudiciais que todos os restantes insetos juntos. Portanto, é importante pensar bem antes de pisar estes bichinhos pouco amados.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Caracóis
O caracol é considerado uma praga que pode surgir num jardim ou numa horta, podendo destruir flores, plantas e vegetais.
Tem casca castanha ou branca e pode ter formas e tamanhos diferentes. O seu aparecimento ocorre com maior frequência no início da primavera.
Como têm um olfato muito apurado, plantas com aromas muito fortes têm um efeito defensivo específico e podem afugentar os caracóis, como por exemplo: sálvia, o tomilho, as folhas de feto ou de tomateiro.

Espécie 2:
Lagartas
A lagarta precisa de se alimentar muito para se desenvolver e, mais tarde, se tornarem borboletas. Elas comem folhas e fazem estragos muito grandes nas plantas, como as couves, nabiças, entre outras.
Esta praga, a maior parte das vezes, é combatida com o recurso a herbicidas.

Espécie 3:
Pulgões
O pulgão é um inseto de pequeno tamanho, cores variadas (verde e negros, principalmente) e com corpo de forma oval. Normalmente, nunca atacam sós, ou seja, fazem-no em grande número, daí que sejam considerados uma praga. Pode ser o causador da destruição total d uma vegetação.
Esta praga pode ser combatida com alho fervido em água, a qual depois poderá ser pulverizada nas plantas.

Memória descritiva:
O objetivo deste trabalho foi conhecer os insetos da horta. A aluna, com a ajuda da família realizou uma pesquisa, na Internet, para saber quais eram os insetos amigos/benéficos da horta e os inimigos/ prejudiciais da horta. Selecionou os insetos a procurar e de seguida foi à horta do avô, observar os insetos que lá existiam. Observou os insetos, pesquisou imagens dos mesmos e fez a representação de cada um deles.
Na realização do seu trabalho usou papel, cartolinaesferográfica, lápis de cor e resíduos: botões, tampinhas e copos de iogurte.