Os Insetos da Horta

Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Crisopa
É usado na agricultura em todo o mundo para controle biológico de pragas na agricultura. Estas alimentam-se de pulgões e outros insetos, podendo também tornar-se canibais, comendo os da sua espécie. Para atrair crisopa deve ter na horta plantas como a angélica, o dente-de-leão ou o girassol

Espécie 2:
Louva a Deus
São menos conhecidos na assistência aos jardineiros, mas são muito eficazes em comer ovos, larvas e outras pragas de jardim. Os adultos comem insetos, moscas, mosquitos e baratas. Gostam de ervas altas, mas também são atraídos por arbustos. São muito sensíveis às condições ambientais.

Espécie 3:
Tesourinha ou bicha-cadela
São insectos omnívoros que comem outros insetos. Se existirem pragas eles irão alimentar-se delas, mas se não existirem pragas é possível que se alimentem de plantas em decomposição.
É um organismo terrestre que vive em clima temperado. Durante o dia preferem lugares escuros e húmidos. São comuns em áreas agrícolas, florestas e perímetros urbanos.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Cochonilha:
Este pequeno inseto alimenta-se da seiva das plantas, não gosta de chuva, mas de tempo seco e quente.Os tratamentos antigos e eficazes contra a cochonilha são à base de óleo mineral, sabão e fumo de tabaco.

Espécie 2:
Escaravelho da batata
O escaravelho da batata é considerado uma superpraga e desenvolveu ao longo do tempo resistência a grande parte dos inseticidas. Esta presente em todo o território de Portugal. Para o combater deve chegar terra para junto do caule da batateira, deixar o espaço de 40 a 50 cm entre cada batateira e regar bem, sobretudo com o tempo seco.

Espécie 3:
Vaquinha-verde-amarela
Alimenta-se das raízes e interfere na absorção dos nutrientes e água e ainda reduz a sustentação das plantas. A baixa luminosidade do solo é desfavorável à vaquinha-verde-amarela e a preparação do solo influência a população deste inseto.

Memória descritiva:
O trabalho foi realizado pela Joana Teixeira. A aluno começou por fazer pesquisa na internet de temas relacionados com insetos auxiliares do agricultor. De seguida fez a ilustração, a lápis, de alguns desses insetos, uns com recurso a imagens digitais outros com base em informação direta.