Os Insetos da Horta

Escola Secundária D. António Taipa - Freamunde (Paços de Ferreira)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Breve explicação, para cada espécie, das vantagens/implicações da presença de cada espécie na horta:
Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
ABELHAS
Vantagens:
Ter abelhas por perto é extremamente benéfico para a agricultura, pois elas são responsáveis pela polinização de plantas e, com isso, podem aumentar a produtividade melhorar a formação de frutos.
Formas de atração e de as manter:
Uma das formas de atração são ter flores coloridas e plantas aromáticas, plantas nativas e plantas apícolas, além de deixar o jardim mais bonito atraem bastante as abelhas.
Não usar fumo na horta também é uma grande forma de atração pois as abelhas fogem de produtos á base de neonicotinóides.

Espécie 2:
ARANHAS:
Vantagens:
Talvez seja estranho dizer que uma aranha é benéfica nas hortas, mas na realidade é realmente verdade pois são elas que são a principal predadora de pestes e insetos prejudiciais à sua plantação. Ou seja isto garante uma horta bem saúdavel.
Formas de atração e de as manter:
Uma boa forma de as atrair é ter na horta boa luz e não muito vento, as aranhas gostam também de um ambiente bom e saudável.

Espécie 3:
JOANINHAS:
Vantagens:
A famosa joaninha talvez o animal mais conhecido na horta. Uma joaninha combate (come) aos afídios como os pulgões que atacam a seiva das plantas. A joaninha também é eficiente a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.
Forma de atração e de as manter:
Para atrair joaninhas deve-se ter em consideração em plantar algumas plantas tais como: endro, gerânios, funcho, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas e/ou cenoura, elas são bastante atraídas por estas.
Outra coisa para atrair joaninhas é eliminar o uso de inseticidas, isto poderá causar danos.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
LAGARTAS
Implicações destes animais na horta:
É um inseto voraz, que adora comer não somente a folha que lhe dá nome, mas também brócolis e rúculas. De tão faminta, ela devora estas hortaliças até o talo, deixando na horta um rastro de destruição. Elas estragam as folhas e são realmente problemáticas.
Como as combater:
Em hortas familiares, podem retirar-se as folhas com ovos ou com lagartas ou retirar ovos e lagartas, evitando o recurso a inseticidas.

Espécie 2:
PULGÕES:
Implicações destes animais na horta:
São insetos de 5mm de comprimento, de cores variadas, que atacam a seiva dos vegetais e deixam um líquido açucarado, o que pode atrair fungos e bactérias e formigas. Ou seja, uma praga pode se tornar quatro! Eles deixam as folhas novas amarelas e enroladas.
Como os combater:
Não existe forma muito possivel de eliminar os pulgões mas existem algumas receitas caseiras como o alho, ferver um pote com água com vários dentes de alho esmagados. Passados uns minutos retire a panela e deixe arrefecer a água. Coe o líquido e o resultado pulverize-o pela planta.

Espécie 3:
MOSCAS BRANCAS
Implicações destes animais na horta:
Os danos causados são, além da sucção de seiva que enfraquece as plantas, também depositam toxinas que vão provocar um atrofiamento ou crescimento desigual dos tecidos vegetais.
A mosca-branca também tem uma substância açucarada que permite o desenvolvimento de fumagina, um tipo de fungo escuro que impede a fotossíntese nas plantas.
Como as combater:
A prevenção pode impedir que possa atingir maiores dimensões. Assim, destrua rapidamente as plantas que apresentem os primeiros sinais de doença.
Não as coloque no composto. Queime-as ou enterre. Elimine também os restos de culturas que possam existir na sua horta.

Memória descritiva:
Os alunos no âmbito do estudo dos conteúdos associados à agricultura biológica foram convidados a conversar com os familiares que trabalham em contextos de agricultura, posteriormente em aula síncrona foi verificado quais os insetos benéficos e prejudiciais que foram mais referidos. De seguida foram convidados a ilustrar os referidos insetos. Foi colocado no Bloco de notas escolar no TEAMS na Biblioteca de conteúdos as diferentes ilustrações e procedeu-se à votação dos que seriam mais bem conseguidos.