Os Insetos da Horta

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Abelha Anthophila
É durante as suas visitas às flores que as abelhas transferem o pólen promovendo polinização cruzada, ou seja, a troca de gâmetas entre as plantas. A abelha foi reconhecida como o ser vivo mais importante do mundo. Duzentas e cinquenta mil espécies de flores dependem das abelhas para se reproduzirem e 90% da produção de alimentos no mundo depende da polinização que proporcionam.

Espécie 2:
Joaninha Coccinellidae
Há cerca de 4500 espécies de joaninhas que estão distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça. No nosso país, as joaninhas mais comuns são: a joaninha-de-sete-pontos (Coccinella septempunctata) e a joaninha-de-dois-pontos (Adalia bipunctata).
As joaninhas são eficientes não só no combate aos afídios como os pulgões, como também a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas. Para atrair este inseto deve plantar-se: endro, gerânios, funcho, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, cenoura.

Espécie 3:
Escaravelho Scarabaeidae
Certas espécies de escaravelhos são benéficas. Estas atuam como decompositores de matéria orgânica e como polinizadores.Os escaravelhos-da-terra tentam comer quase tudo que se move, incluindo as lagartas das couves, lagarta do milho, roscas, lesmas e até mesmo outros escaravelhos como o dos espargos e da batata.Alguns são também importantes consumidores de sementes de ervas daninhas.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Lagarta Helicoverpa armigera
Para se alimentar, as lagartas devoram as folhas e são realmente problemáticas sendo prejudiciais à horta. Para as afastar ajuda regar a horta de manhã e eliminar as ervas daninhas. Outra sugestão é cultivar uma planta daninha, uma invasora conhecida popularmente como nabiça, cujo nome científico é Raphanus raphanistrum L. Ela tambem é apreciada pela lagarta, podendo ajudar a manter as couves, brocólis e rúcolas a salvo.

Espécie 2:
Caracol Helix aspersa
Os caracóis pertencem à categoria de pragas agrícolas e aparecem no Verão após períodos de chuva. Eles tem um olfacto muito apurado, razão pela qual plantas com aromas muito fortes têm um efeito defensivo específico como por exemplo: segurelha, sálvia e o tomilho.

Espécie 3:
Vaquinha Diabrotica speciosa
As larvas da vaquinha atacam as raízes das plantas, e interfere na absorção de nutrientes e água, e também reduz a sustentação das plantas.

Memória descritiva:
Para a participação neste projeto elaboramos uma pesquisa simples na internet acerca das hortas e os animais que contribuem para o seu desenvolvimento ou, em contrapartida, a prejudicam de alguma forma. Com isto, selecionámos os insetos que consideramos mais interessante para trabalhar tendo em consideração o seu desempenho na horta, e também a sua fisionomia do ponto de vista artístico.
Depois de termos escolhido quais os insetos a desenhar recorremos ao Google e ao Pinterest. O primeiro ajudou-nos a perceber como eram os animal na realidade, a sua anatomia e proporção, já o segundo serviu como inspiração para as ilustrações que pretendíamos fazer. Este trabalho permitiu que desenvolvêssemos as nossas técnicas de ilustração zoológica e nos desafiarmos na ilustração botânica.