Os Insetos da Horta

Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Libelinha
Estes insetos voadores são uma ajuda preciosa no combate a insetos indesejados, como as moscas e os mosquitos. Estão no topo da cadeia alimentar dos insetos de jardim, sendo assim predadores de respeito.

Espécie 2:
Crisopídeo
O crisopídeo é um mosquito verde, que possui asas que se assemelham a renda.
Alimentam-se de pulgões, de moscas brancas e de ácaros, sendo essenciais para a proteção e limpeza do jardim. Agem sobretudo nas estações mais amenas e também no verão.

Espécie 3:
Abelha
As abelhas são indispensáveis à maioria das plantas com flor, pois são polinizadoras. Assim, ajudam as plantas a propagar-se e melhoram a formação de frutos como o morango.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Pulgões
Os pulgões são insetos bastante pequenos, que atacam a seiva dos vegetais e deixam um líquido açucarado que pode atrair fungos, bactérias e formigas.
As plantas atacadas por pulgões ficam com as folhas amarelas e enroladas.
Há pulgões de várias cores.

Espécie 2:
Moscas brancas
As moscas brancas são pequenos insetos que atacam vegetais como por exemplo os brócolos, pepino, beringela e os tomateiros. As folhas ficam murchas e caem e perdem-se os frutos.
Á semelhança dos pulgões, segregam uma substância açucarada que atrai outras pragas.

Espécie 3:
Cochonilhas
As cochonilhas são pequenos insetos castanhos ou amarelados que atacam as folhas, deixando-as com aparência lustrosa devido a um óleo que segregam.
Também "abrem a porta" a outras pragas.

Memória descritiva:
A pesquisa foi feita na Internet.
Como queríamos que os insetos ficassem um pouco mais parecidos com a realidade, procurámos imagens de insetos e desenhámos, observando as imagens escolhidas.
Já que ambos queríamos desenhar e pesquisar, resolvemos que um ficaria com os insetos benéficos e o outro com os insetos prejudiciais.
Autores: Ana Luísa Rodrigues e Miguel Viana, alunos do 7º I e membros do Conselho Eco-escolas