Os Insetos da Horta

Escola EB1/JI do Alfeite (Almada)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
São insaciáveis no combate aos afídios como os pulgões que atacam a seiva das plantas.
Uma única joaninha pode comer até cem pulgões por dia!
A joaninha também é eficiente a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.
Contudo, é preciso ter em atenção que não é só na fase adulta que a joaninha tem estes hábitos predadores. Mesmo na fase de larva, ela é bastante ativa e “esfomeada”.

Espécie 2:
As abelhas por perto é extremamente benéfico para a agricultura, pois elas são responsáveis pela polinização de plantas e, com isso, podem aumentar a produtividade.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Os caracóis, provocam tanto prejuízos quantitativos quanto qualitativos, pois, além de diminuírem a produtividade, depreciam o produto reduzindo seu valor devido à presença de muco ou mesmo dos próprios animais nas hortaliças

Espécie 2:
Lagartas: são insetos que estão numa fase que precisam de se alimentar muito para entrar na fase da pupa, onde se desenvolverão por um tempo para então se tornarem borboletas. Imagine o estrago que uma lagarta causa! Elas devoram as folhas e são realmente problemáticas.

Memória descritiva:
Nos planos educativos a distância, todos os níveis de ensino deste estabelecimento, desafiaram os alunos a investigar sobre os insetos que são benéficos e maléficos para as hortas. Enviamos o regulamento, para seu conhecimento. As pesquisas foram poucas e algumas até fora do que era solicitado. Dentro do contexto em que está inserida a escola, achamos ótimo tentarem participar, mesmo tendo entendido que um caracol é o inseto. Na situação em que estamos, e nós tempos que se vivem já e bom ter as famílias interessadas e preocupadas em participar em projetos como o Eco Escolas.