Os Insetos da Horta

Jardim de Infância de Paúl (Torres Vedras)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
As moscas das flores trazem dois grandes benefícios ecológicos. Como larvas, defendem jardins e plantações comendo pulgões. Como adultas, polinizam as flores enquanto comem néctar e pólen.

Espécie 2:
A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
A Cochonilha é, junto dos pulgões, uma das pestes mais comuns em qualquer jardim. Além disso, é uma das mais daninhas que existem. Trata-se de um pequeno hemíptero (mede cerca de 4 milímetros de comprimento) que deposita as suas larvas nas plantas de interior, de exterior, de estufa e em árvores de fruta.

Espécie 2:
*

Memória descritiva:
No seguimento da temática da germinação e plantação do feijão, grão e milho nas varandas e hortas familiares, foi sugerido aos encarregados de educação a participação neste projeto. Os encarregados de educação, durante esta semana, retomaram o seu trabalho presencial, sentindo-se uma redução na participação desta actividade. Foi enviado para os pais as vossas sugestões e algumas ideias que pesquisei na internet, de modo a simplificar a elaboração da actividade. As crianças e pais que o desenvolveram, demonstraram empenho, interesse e entusiasmo.
Considero este tipo de actividades muito interessante para o pré escolar. Adequa-se perfeitamente à faixa etária em questão e gostaria que, no próximo ano lectivo, houvesse mais actividades deste género.