Os Insetos da Horta

Jardim de Infância de Antes (Mealhada)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
A ABELHA
A sua importância está na formação de flores que resultam nos frutos das nossas plantações. Alimentam-se de néctar e, por sua vez, polinizam as plantas que encontram no seu caminho para transportar o pólen ligado ao seu corpo de uma planta para outra.
A presença deste inseto polinizador é um elemento fundamental numa horta biológica produtiva e sustentável. Insetos polinizadores, como as abelhas e borboletas, contribuem para a polinização de cerca de 80% das plantas.

Espécie 2:
A BORBOLETA
A sua importância é a mesma da abelha e, está na formação de flores que resultam nos frutos das nossas plantações. Alimentam-se de néctar e por sua vez, polinizam as plantas que encontram no seu caminho para transportar o pólen ligado ao seu corpo de uma planta para outra.
A presença deste inseto polinizador é um elemento fundamental numa horta biológica produtiva e sustentável. Insetos polinizadores, como as borboletas, contribuem para a polinização de cerca de 80% das plantas.

Espécie 3:
A JOANINHA
É conhecido como predador voraz de afídios (pulgões) e é um símbolo de saúde na agricultura. Este inseto auxiliar ajuda a controlar populações de pragas, alimentando-se dos prejudiciais afídios.
São predadores de larvas, afídios, cochonilhas, ácaros, piolhos, mariposas, aranhas vermelhas, mosca-branca, entre outros, ajudando no bom desenvolvimento das plantas.
Ajudam muito na cadeia alimentar e protegem o jardim, pois comem insetos nocivos às plantas, como os pulgões, chegando a comer 3.000 deles durante a sua vida, que não é muito longa e dura, no máximo, 9 meses.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
AS COCHONILHAS - ALGODÃO
Provocam danos diretos ao sugarem grandes quantidades de seiva, enfraquecendo a planta, podendo em alguns casos morrer. Causam danos no fruto e diminuição das colheitas e da sua qualidade, as cochonilhas são transmissoras do vírus do enrolamento da folha.

Espécie 2:
O PULGÃO - VERDE
Provoca danos diretos e indiretos na cultura. Os danos diretos são que prejudica o crescimento da planta atacada alimentando-se da seiva. Causa o encarquilhamento das folhas. Os danos indiretos ocorrem com a picada do inseto, que favorece a transmissão de vírus causadores de moléstias.

Espécie 3:
A LAGARTA
Este inseto ataca perfurando a base da planta, atingindo o ponto de crescimento e provocando o sintoma de “coração morto”, acabando por matar a planta.

Memória descritiva:
Foi feita a apresentação do Plano Semanal aos Pais e, com a ajuda destes, às crianças.
1º Insetos
Visionamento de vídeo e/ou de filme.
Pesquisa on-line sobre insetos – projeto inserido no Programa Eco-Escolas – Insetos polinizadores e insetos auxiliares que podemos encontrar numa horta.
1. Identificação de 3 espécies de insetos benéficos. Explicação sobre as vantagens destes animais, na horta e formas de os atrair e manter.
Ilustração de cada um dos espécimes – a criança realiza os desenhos e a família faz a respetiva legenda.
“Ildinha e Maximiliano”, narração do conto.
1º Insetos
2. Identificação de 3 espécies de insetos prejudiciais. Explicação sobre as implicações destes animais, na horta e forma de os combater.
Ilustração de cada um dos espécimes – a criança realiza os desenhos e a família faz a respetiva legenda.
Breve descrição de como foi feito o trabalho de pesquisa e a ilustração dos desenhos.
Conto “A formiga horripilante”.
Formiga – Canção.
2 º Pequenos Mundos
Construção de um pequeno mundo, com insetos e outros animais pequenos.
Exploração autónoma.
Gafanhoto – Canção.
3º Observar a natureza
Observação da vida e interatividade num espaço verde (jardim, vaso, floresta, horta)
Joaninha voa, voa – Canção.
Joaninha, voa, voa – Lengalenga.
4º Atividade experimental
Uma borboleta gigante num mundo de minimus
Preparação do ambiente para a atividade experimental.
Visionamento do vídeo.
(Esta atividade decorrerá ao longo das próximas semanas.)
“A lagartinha muito comilona” conto em português
“A lagartinha muito comilona” conto em inglês.