Os Insetos da Horta

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Abelha solitária
- Vantagens destes animais na horta
As abelhas são os principais insetos polinizadores. O transporte de pólen de flor para flor pode ser feito através do vento, mas cerca de 90% de todas as plantas com flor precisam da ajuda de insetos polinizadores para se reproduzirem e darem fruto.
- Formas de atrair estes insetos para a horta
As abelhas solitárias são atraídas por furos perfurados em madeira pois são o lugar perfeito para fazerem ninhos. É preciso ter madeiras furadas perto da horta, bem como plantar ervas aromáticas (como por exemplo o manjericão e a erva-cidreira), margaridas, petúnias, girassóis, tomate, pimentos, batatas e beringela.

Espécie 2:
Joaninha
- Vantagens destes animais na horta
É o mais conhecido dos insetos auxiliares numa horta. Alimentam-se de afídeos tal como os pulgões que atacam a seiva das plantas. A joaninha também é eficiente a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.
- Formas de atrair estes insetos para a horta
Para atrair joaninhas é necessário criar um abrigo no hotel de insetos com ramos, galhos e canas de bambu ocas de diferentes tamanhos e ter na horta plantas como endro, gerânios, funcho, angélica, cominho, coentros e cenoura.

Espécie 3:
Crisopa
- Vantagens destes animais na horta
A crisopa é usada em todo o mundo para controle biológico de pragas na agricultura. São predadores vorazes, que atacam insetos de várias espécies, sobretudo de corpo mole como pulgões, ácaros, tripes, mosca branca, ovos de insetos, lagartas, minadores, psilídeos, cochonilhas, pequenas mariposas e lagartas e larvas de besouros. Ajudam assim, a controlar diversos parasitas.
- Formas de atrair estes insetos para a horta
Para atrair Crisopas é necessário criar um abrigo no hotel de insetos e ter na horta plantas como a angélica, o dente-de-leão, o endro ou o girassol.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Lagarta
- Problemas que estes animais causam na horta
São consideradas uma peste pelos os agricultores que se dedicam à cultura das várias espécies de vegetais de folha. Devoram toda a folha, restando só as nervuras principais. Outro tipo de estrago indireto é a grande quantidade de excrementos que produzem e que com a chuva e o orvalho são arrastados e se acumulam no coração da planta, tornando-a incomercializável.
- Formas biológicas de os combater
Polvilhar as plantas com pó de rocha ou pó de argila, pulverizar com água de rebentos e folhas jovens de tomate e utilizar repelentes naturais tais como chorume de urtigas, de alho, de malagueta bem como sabão azul e branco dilúido.

Espécie 2:
Pulgão-verde
- Problemas que estes animais causam na horta
O pulgão suga a seiva das plantas roubando-lhes água e nutrientes, o que as deixa fracas. Para além disso produzem substâncias para repelir as formigas que são potenciadoras de vários fungos e bactérias.
- Formas biológicas de os combater
A prevenção é muito importante e é necessário uma rega adequada à planta e ao clima, usar adubo orgânico sólido de libertação lenta, considerar os calendários de cultivo recomendados, orientar correctamente a horta para obter as horas de sol necessárias e principalmente elevar ao máximo possível a biodiversidade, plantando o maior número de plantas possíveis e sabendo a compatibilidades entre elas. Se a prevenção falhar, utilizar repelentes naturais tais como chorume de urtigas, de alho, de malagueta bem como sabão azul e branco e azeite.

Espécie 3:
Cochonilha
- Problemas que estes animais causam na horta
As cochonilhas sugam a seiva da planta, podendo levá-la à morte. Formam colónias na parte interior das folhas e nos caules e deixam muitas lesões causadas pela sucção. Para além disso, as suas secreções atraem formigas e fungos.
- Formas biológicas de os combater
É importante atrair insetos auxiliares predadores tais como as joaninhas e crisopas, bem como chapins e outros pássaros que se alimentam de insetos e pulverizar a parte inferior das folhas com jatos de água.
Utilizar repelentes naturais tais como água de sabão azul e branco, resina de pinheiro e aspersão com serradura de cedro.

Memória descritiva:
Esta turma esteve responsável pela construção do hotel de insetos a colocar na horta. Portanto, foi uma excelente forma de dar continuidade ao trabalho já iniciado.
A professora enviou para a turma um guião com linhas orientadoras para o trabalho de pesquisa. Foram divididas tarefas e cada um fez a pesquisa de dois insetos. As pesquisas foram enviadas para a professora e compilou-se a informação pesquisada de todos os trabalhos.
No final, os alunos fizeram a ilustração de cada ser vivo e foram selecionadas os melhores (a professora partilhou todos os desenhos com a turma e por votação foram selecionados).