Os Insetos da Horta

Escola EBI/JI do Couço (Coruche)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Abelhas
As abelhas são importantes para a horta porque são insetos polinizadores e assim asseguram a reprodução de várias frutas e legumes.
As abelhas são atraídas por flores e plantas aromáticas por isso devemos plantar alecrim, tomilho, hortelã, manjericão entre outras.

Espécie 2:
Joaninhas
A joaninha é um símbolo de saúde na horta, porque são predadores de muitos insetos prejudiciais como larvas, cochonilhas, ácaros,piolhos entre outros.
As joaninhas adoram flores amarelas, por isso devemos plantar na horta girassóis, coentros, crisântemos e erva doce para atrair joaninhas para a nossa horta.

Espécie 3:
Libelinhas
As libelinhas são uma ajuda preciosa no combate a mosquitos e moscas na horta.
Adoram água e é aí que depositam os seus ovos. São atraídas por tanques, lagos ou pequenos charcos.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Lagartas
As lagartas são um problema na horta porque devoram as folhas destruindo as plantas.
Não devemos recorrer a curas ou inseticidas para acabar com as lagartas, pois estes são prejudiciais para o meio ambiente.
Uma forma natural de eliminar as lagartas é com a seguinte receita caseira: 200gr. de cebola+2l de água. Bater tudo no liquidificador e deixar descansar 10 dias. Após esse tempo diluir 330ml da mistura em 1 l de água. Aplicar nas plantas com lagartas, pulgões ou cochonilhas sem carapaça.

Espécie 2:
Formigas
Embora de tamanho pequeno as formigas são um inimigo inconveniente e que se reproduzem muito rapidamente, sendo muito difícil de combater uma infestação que apareça na horta. Não devemos recorrer a venenos para as eliminar mas sim a receitas caseiras.
Polvilhar pó de talco nos carreiros das formigas é uma opção para as afastar. Outra forma é colocar água e vinagre em partes iguais num borrifador e borrifar vasos ou plantas da horta.

Espécie 3:
Caracóis
Os caracóis são uma dor de cabeça numa horta pois têm a capacidade de estragar uma plantação da noite para o dia.
Devemos remover os caracóis à mão e depois pulverizar as plantas com água e sabão.

Memória descritiva:
"Quando recebi a proposta de trabalho, fiquei muito feliz pois adoro bichinhos!"
O aluno, com a ajuda da mãe realizou uma pesquisa, na Internet, para saber quais eram os insetos benéficos e os prejudiciais da horta.
Depois foi para a horta do avô Fernando, observar os insetos que lá existiam e fez o desenho de cada um deles. Escolheu quais os três insetos de cada categoria que iria apresentar no seu trabalho e lançou mãos à obra.
Na realização do trabalho usou papel, esferográfica e lápis de cor nas ilustrações.