Os Insetos da Horta

Escola EB1/JI Caminha (Caminha)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
As abelhas são conhecidas de todos nós, reconhecendo deste modo o seu papel fundamental para o bom funcionamento de todos os ecossistemas terrestres. Estes insetos, na procura do néctar das flores, atuam como polinizadores, transportando o pólen de uma planta para outra. Outra das suas funções, prende-se com a formação dos frutos dos vegetais da nossa horta. Plantar muitas flores coloridas junto da nossa horta, é a melhor forma de atrair e manter as abelhas por perto.

Espécie 2:
As joaninhas, pequenos besouros coccinelídeos, que todos conhecemos, são predadores vorazes de afídeos (pulgões). Quer a larva, quer o inseto já adulto, podem ingerir uma enorme quantidade de pulgões bem como de outros insetos sugadores, como é o caso da cochonilha. As espécies de joaninhas mais ativas no combate de pragas, são as vermelhas de 7 pontos e as vermelhas de 2 pontos. Uma excelente forma de atrair joaninhas para a nossa horta, é plantar algumas ervas aromáticas como é o caso do funcho, dos cominhos ou dos coentros.

Espécie 3:
As crisopas são insetos com cerca de 3 centímetros de comprimento, verdes e com longas asas transparentes com inúmeros nervos. São fortes predadores, tanto em adultos como em larvas, alimentando-se principalmente de pulgões, mas também de moscas brancas, mineiros, aranhas-vermelhas, sendo mais ativos durante a noite, em especial nas estações da primavera e do verão. A melhor forma de mantermos as crisopas junto da nossa horta, é termos por perto plantas como o endro, o girassol ou o dente-de-leão.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Os pulgões, insetos estes muito pequenos (cerca de 5mm) e de cores variadas, atacam os vegetais deixando nestes um líquido açucarado, o qual pode atrair fungos, bactérias e formigas, tornando-se assim numa enorme praga. Deixam as folhas novas amarelas e enroladas. A melhor forma de controlar a presença destes insetos na nossa horta, é atrair as joaninhas que facilmente se livrarão deles.

Espécie 2:
As lagartas, são insetos que estão numa fase do seu desenvolvimento em que precisam de se alimentar muito para entrar na pupa, antes de se tornarem borboletas. Deste modo, é fácil imaginar os estragos que uma lagarta poderá causar na nossa horta, devorando todas as folhas. Uma forma eficaz de manter as lagartas afastadas é plantar nabiças, visto que são muito apreciadas pelas pequenas lagartas, o que irá manter os restantes vegetais a salvo.

Espécie 3:
As cochonilhas, pequenos insetos que medem entre 3 a 5mm, habitualmente castanhas ou amarelas, atacam as folhas, deixando-as com uma aparência brilhante, devido a um óleo que excretam. Estes insetos são também uma “porta aberta” ao aparecimento de outras pragas. Se queremos mantê-los longe da nossa horta devemos plantar alho em volta dos canteiros pois este funciona como um excelente método de controle destas pragas.

Memória descritiva:
O aluno iniciou a pesquisa visualizando a horta de sua casa. Após a exploração do meio que o rodeia observou diferentes insetos nas plantas e resolveu partir em busca de informações sobre os mesmos e descobrir mais sobre alguns deles. Para isso, fez uma pesquisa em enciclopédias e na internet.