Os Insetos da Horta

Escola EB1/PE de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
A Abelha
As abelhas são importantes no processo de polinização. A sua presença indica que existe diversidade e que as flores vão se multiplicar. Para as atrair basta plantar muitas flores coloridas na nossa horta.

Espécie 2:
A Aranha
As aranhas são os principais predadores de insetos prejudiciais à horta. A sua presença indica que a horta está saudável e livre de inseticidas. É preciso deixar que façam as suas teias, para poderem apanhar insetos, por isso não as devemos matar.

Espécie 3:
A Joaninha
As joaninhas são umas das principais responsáveis pelo controlo ecológico de pragas que causam estragos nas plantas. Alimentam-se de larvas e de lagartas prejudiciais à horta. Para as atrair devemos plantar endro, gerânios, funcho, coentros, cenouras e cominhos. É preciso cuidado para não destruir-mos as larvas das joaninhas, confundindo-as com outras espécies.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
O Caracol
Os caracóis são herbívoros, alimentam-se das plantas, são capazes de devastar uma plantação em pouco tempo e encontram-se em campos de culturas (em zonas agrícolas) e por vezes em jardins escondidos. Podem aparece também nas bordas dos caminhos, nos muros ou debaixo de pedras. Para proteger a horta dos caracóis, devemos mantê-la limpa de restos de madeira, de aparas de relva e de ervas daninhas.

Espécie 2:
O Pulgão Verde
O pulgão verde é um inseto com 3mm, redondo e verde. Chupa a seiva das plantas para se alimentar, deixando as folhas da da planta enroscadas e picadas. Para afastar esta praga devem ser evitados adubos ricos em azoto e podemos borrifar as plantas com sabonária ou com uma infusão de urtigas.

Espécie 3:
A Cochonilha
A cochonilha pode ter uma carapaça rija. Chupa a seiva da planta, comprometendo o crescimento das espécies. Para afastar esta praga, podemos limpar as carapaças das cochonihas com algodão ou cotonetes impregnadas em álcool e borrifar com sabonária.

Memória descritiva:
Este trabalho foi organizado e orientado pela professora de Expressão Plástica, que deu a conhecer aos alunos dos 3ºs e 4ºs anos, o tema, os insetos a trabalhar e sugeriu sites onde estes pudessem pesquisar. Como só poucos alunos têm acesso à internet, o número de alunos que participaram nesta atividade, foi reduzido. Depois da pesquisa, anotaram o que descobriram sobre cada inseto. Nas ilustrações utilizaram vários tipos de materiais: cores, folhas, revistas, linha, palitos, cartões, fita, tintas, tecido bem como várias técnicas: desenho, recorte, colagem, pintura.