Os Insetos da Horta

Escola EB1 de Maiorga (Alcobaça)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Joaninha:
As joaninhas alimentam-se de pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, também comem larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.
.

Espécie 2:
Abelhas:
As abelhas são excelentes polinizadoras: como buscam o néctar das flores, levam pólen de flor em flor, ajudando a reproduzi-las.

Espécie 3:
Libélulas:
As libélulas estão no topo da cadeia alimentar dos insetos, elas mantêm um importante controlo sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais. Elas comem sem parar, são capazes de consumir até 30 moscas em um dia.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Os pulgões;
Os pulgões são insetos muito pequenos, conhecidos como "piolhos-das-plantas", de cores variadas, que atacam as seivas dos vegetais e deixam um líquido açucarado, o que pode atrair fungos e bactérias e formigas. Ou seja, uma praga que se pode tornar em quatro! eles deixam as folhas novas, amarelas e enroladas.

Espécie 2:
As lagartas:
As lagartas são insetos que estão numa fase de desenvolvimento que precisam se alimentar muito para então se tornarem borboletas. Elas devoram as folhas.

Espécie 3:
As formigas:
As formigas não atacam diretamente as plantas, mas estes pequenos insetos acabam muitas vezes por ser prejudiciais. As formigas invadem os vegetais infetados de pulgões, em busca do seu melaço. Constroem os seus ninhos no solo, ao pé das plantas, prejudicando as suas raízes e podendo provocar o seu definhamento.

Memória descritiva:
Todos os alunos foram desafiados a participar neste Projeto através da plataforma Classroom.
Os alunos enviaram os seus trabalhos através dessa respetiva plataforma. Depois foi seleccionado este trabalho que se encontra em anexo.
O trabalho de pesquisa foi feito recorrendo à internet e a ilustração dos desenhos foi realizada por uma aluna do 2º ano da nossa escola.