Os Insetos da Horta

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Crisopa
"É insecto que faz o controlo biológico das pragas na agricultura, ela come pequenos animais que estragam as frutas e os legumes da horta."

Espécie 2:
Joaninha
"São um insecto que faz o controle biológico e que combate as pragas dos pulgões, elas deixam os ovos debaixo das folhas, depois quando são larvas comem os pulgões."

Espécie 3:
Abelha
"As abelhas são responsáveis pela polinização de plantas, sem elas não havia frutos silvestres, tomates, maçãs, amêndoas. São muito importantes no nosso planeta terra, se desaparecessem era muito dificil as àrvores terem frutos e haver legumes na horta."

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Cochonilha
"As cochonilhas podem ser encontradas nos ramos, nas folhas, nos frutos das plantas.É um fungo que faz com as folhas fiquem negras e por isso a fotossíntese não se faz, as folhas não respiram nem transpiram."

Espécie 2:
Pulgão Verde
"É um insecto que suga e se alimenta da seiva das plantas, roubando a sua água e nutrientes, mas também o melaço que serve de alimento para as formigas que são suas associadas. O melaço e a seiva que são sugados podem matar a planta".

Espécie 3:
Lagarta da Couve
"É um insecto voraz que adora comer a folha da couve mas também brócolos e rúculas. De tão faminta que é devora estas hortaliças até ao talo deixando um rasto de destruição"

Memória descritiva:
Este trabalho/ilustração dos desenhos foi realizado recorrendo à utilização de diferentes materiais tais como papel, marcadores, feltro, tintas, tampas de garrafas, feijões, lápis de cor, etc.
A partir da utilização destes foram utilizadas diferentes técnicas de expressão plástica tais como:recorte, colagem, desenho, pintura.
A pesquisa foi feita recorrendo à visualização de videos no Youtube e pesquisas através do motor de busca do Google no dominio das hortas biológicas.
Salientar que todo este trabalho foi feito em parceria com a colaboração dos pais nas suas casas e a partir de sugestões enviadas por mail por parte da Educadora Responsavél do grupo.