Os Insetos da Horta

Escola EBI/S Marques Castilho (Águeda)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Coccinella septempunctata
As joaninhas são grandes predadores de pulgões e chegam a comer, desde a sua fase larvar, cerca de 100 pulgões por dia.

Espécie 2:
Forficula auricularia (bicha-cadela)
Apesar de serem uma praga para certas colheitas, são usados na agricultura biológica para combater os pulgões dos cítricos.

Espécie 3:
Orius
São predadores de ácaros, de psilas, de pequenas larvas de borboletas, afídeos, thrips e cicadelídeos em vinhas, pomares, milho e hortícolas e em muitas culturas em estufa. Algumas espécies do género Orius são produzidas em laboratórios e utilizadas em Luta Biológica contra pragas das estufas e dos pomares.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Otiorhynchus
É um parasita da folhagem que se entretém a transformar as folhas em autênticos rendilhados. Ataca inúmeras espécies de plantas e arbustos, tais como vinhas, framboeseiros, azáleas, rododendros, azevinhos, loureiros, roseiras, lilases, cíclames… Aos danos provocados pelos adultos na folhagem da planta, acrescem os danos causados pelas larvas que se enterram no solo e se alimentam das raízes. Esta praga é difícil de detetar, uma vez que sai para se alimentar sobretudo à noite.

Espécie 2:
Besouro-da-batata (Leptinotarsa decemlineata)
Os besouros-da-batata alimentam-se das folhas das batatas e ás vezes dos tubérculos, deixando-a sem folhas e com furos nas batatas. Para combater estes besouros podemos colocar outros animais para se alimentarem do besouro (como por exemplo a vespa parasitoide…)

Espécie 3:
Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata Wiedemann)~
A mosca do Mediterrâneo ataca os frutos de variadíssimas espécies fruteiras - pêssegos, damascos, nectarinas, maçãs, peras, laranjas, tangerinas, figos, diospiros, nêsperas, uvas e muitos outros - e pode causar a perda total da produção.

Memória descritiva:
Foi realizada uma pesquisa sobre os insetos auxiliares e os insetos prejudicais aquando do estudo da agricultura e das formas de agricultura sustentável. Foi proposto aos alunos do 8ºano realizarem algumas ilustrações desses insetos.