Os Insetos da Horta

Escola Básica Professor Arménio Lança (Santiago do Cacém)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Abelha : é um dos insetos que mais contribui para a polinização, contribuindo para o aumento da produtividade e melhoram a formação de frutos. Para atraí-las podemos plantar flores coloridas e que florescem em épocas diferentes ou alguma ervas aromáticas como o alecrim.

Espécie 2:
Joaninha são predadoras de pulgões, piolhos e ácaros, para as atrair devemos plantar coentros, funchos ou cenouras.

Espécie 3:
libelinha: são predadores que estão no topo da cadeia alimentar dos insetos da horta, são uma grande ajuda no combate a moscas e mosquitos, elas são atraídas por tanques ou lagos

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
lagarta: devoram as plantações existentes nas hortas. Para afastá-las podemos plantar tomilho

Espécie 2:
Cochonilha: atacam através da sua atividade alimentar a jovem folhagem, a casca e mesmo os frutos de árvores e de arbustos, roubando nutrientes. libertam uma substância que facilita o ataque de fungos. são combatidas com óleo de Neem.

Espécie 3:
Pulgão: roubam nutrientes e libertam uma substância que facilita o ataque de fungos. Para os afastar podemos plantar coentros ou atrair joaninhas

Memória descritiva:
O trabalho foi realizado de forma autónoma pelos alunos, foi-lhes fornecido o regulamento do desafio e em casa realizaram pesquisa na Internet sobre o tema e pesquisaram imagens que serviam de base para os desenhos.