Os Insetos da Horta

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Desafio: "Os Insetos da Horta"

Registo Fotográfico:

Insetos Benéficos/Auxiliares:

Espécie 1:
Abelha
As abelhas são as grandes polinizadoras, e indispensáveis em qualquer horta ou jardim, para o crescimento e propagação das plantas...

Espécie 2:
Joaninha
A joaninha é um dos principais responsáveis pelo controlo biológico dos famosos pulgões, que se alimentam de seiva das plantas e causam estragos nas hortas. A joaninha é capaz de devorar 200 pulgões num dia, mas pode também comer cochonilhas, larvas, ácaros e moscas-brancas, especies nefastas para as plantas.

Espécie 3:
Libelinhas
A libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo controlo eficaz sobre as pragas indesejadas ou prejudiciais. Este frágil inseto é capaz de de consumir até 30 moscas num dia.

Insetos Prejudiciais:

Espécie 1:
Lesmas /lagartas
São devoradoras das folhas das plantas e são realmente problemáticas pois deixam maracas nas plantas destruindo algumas plantações.

Espécie 2:
Pulgões
Alimentam-se de caule e das plantas, destruindo-as.

Espécie 3:
Escaravelhos
Atacam algumas espécies (abóboras, pepinos, feijões), fazendo as plantas murchar e as suas raizes desparecerem.

Memória descritiva:
No inicio do segundo período, numa atividade relacionada com a Horta biológica da escola, os alunos do 2ºA deslocaram-nos à mesma, para a observar e explorar. De regresso à sala foram questionados sobre o que viram e quais os aspetos que lhes chamaram à atenção, ou lhes provocaram algumas questões. Depois de diálogo e de serem colocadas algumas questões pelos alunos decidiu-se realizar vários mini projetos sobre a Horta, para responder as questões colocadas. A turma dividiu-se por grupos de acordo com os interesses e questões colocadas, registaram o que queriam fazer e como. Este grupo, constituidor por 3 alunos (Rafael Freitas, Madalena Passos e Santiago Matos) questionou e decidiu pesquisar sobre os "Bichinhos bons e maus para Horta". Posteriormente em outras aulas, fizeram a pesquisa e realizaram um livro e um cartaz com as descobertas feitas.
Quando foi proposto este desafio, concorremos com este trabalho que já estava elaborado.