Hotel de Insetos

Escola Básica D. António de Ataíde (Vila Franca de Xira)

Desafio: "Hotel de Insetos"

Esboço/croqui do hotel de insetos:

Registo Fotográfico:

Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
Para a construção do hotel não foram comprados quaisquer materiais.
O hotel de insetos foi construído a partir de um armário de madeira inutilizado e que iria para o lixo. Foi reaproveitado e acrescentou-se apenas umas partes de madeira, também reaproveitadas, para fazer o telhado e fechar umas frentes do hotel.
As várias divisões do hotel foram preenchidas com materiais também existentes na escola (canas, pequenos troncos e galhos e cartão canelado).

Memória descritiva:
Após a colaboração do professor de Educação Física na construção do hotel, seguiu-se o preenchimento dos espaços com os diferentes materiais.
A turma foi dividida em grupos de trabalho: um grupo de alunos fez os rolinhos de cartão canelado atado com cordel (abrigo para as crisopas) outro grupo cortou as canas em pedaços iguais (abrigo para as joaninhas) e outro foram preenchendo os espaços com galhos para as borboletas.
A professora furou os troncos com o berbequim (abrigo para as abelhas solitárias) e um grupo de alunos colocou-os nos espaços do hotel.
Uma vez que não foi possível terminar o projeto, devido ao encerramento da escola, os alunos criaram um padlet (https://padlet.com/teresacarapau/bnvivujpto2sd40l) onde vão colocando imagens da "natureza à janela", incluindo insetos.