Hotel de Insetos

Jardim de Infância de Estrebuela (Paredes)

Desafio: "Hotel de Insetos"

Esboço/croqui do hotel de insetos:

Registo Fotográfico:

Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
• Procurou-se o recurso a materiais que pudéssemos encontrar no espaço envolvente. Procuramos também que fosse diversificado, porque nas pesquisas efetuadas, as crianças aprenderam que o hotel de insetos deveria ter uma diversidade de materiais de diferentes tamanhos para poder dar resposta a variados insetos. Usamos bocados de madeira da nossa lenha, galhos, palha, restos de folhas, e bocados de tijolo.

Memória descritiva:
Para sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos insetos no ecossistema, foi abordado o tema da polinização, motivando-se o grupo para este assunto com a vinda de um escritor/ apicultor ao nosso Jardim de Infância, em fevereiro.
Após toda a aprendizagem realizada sobre a importância dos polinizadores, foi lançada a proposta de elaboração do hotel. Iniciando-se, desta forma a procura do local, no espaço exterior do jardim de infância, para colocar o hotel e quais os materiais que seriam utilizados.
Optou-se por um cantinho do recreio, perto do local onde seria concretizada a espiral de aromáticas.
Após escolhido o local, as crianças pesquizaram, possibilidades de materiais a utilizar.
Concluindo-se com o recurso a madeira para a estrutura e para “equipar” o hotel, materiais naturais diversos, como palha, canas, lenha e pinhas, e materiais não naturais, como tijolos, tudo isto disponível, quer nas casas dos alunos, quer no espaço envolvente.
Foi elaborado o croqui pelas crianças, escolhendo-se um para enviar como evidência.
A construção do hotel estava prevista no Plano de Ação, para o Dia do Pai, em que se iria pedir a colaboração destes. Contudo, devido ao constrangimento provocado pela Pandemia do COVID 19, a atividade sofreu alteração, na sua estratégia de concretização.
Assim, por email, convidaram-se as famílias para ajudar na concretização.
Um avó foi ao JI tirar medidas e construiu a base na sua oficina. Tudo o resto foi concretizado por duas mães que se disponibilizaram a ir ao JI ajudar.
Em relação às evidências, após instalação, o grupo de crianças só poderá observar a partir do dia 1 de junho.