Hotel de Insetos

Escola EB1 Armando Guerreiro (Oeiras)

Desafio: "Hotel de Insetos"

Esboço/croqui do hotel de insetos:

Registo Fotográfico:

Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
Escolhemos materiais reutilizáveis e recicláveis, como os caixotes de fruta para a estrutura, recolhidos nas mercearias existentes em Linda-a-Velha. Para o seu preenchimento escolhemos:
a) Troncos da Mata do Jamor, onde fizemos furos de vários diâmetros para abrigar abelhas solitárias;
b) Galhos e canas ocas, provenientes de terreno baldio em Linda-a-Velha, para abrigar joaninhas;
c) Cartão canelado enrolado para as crisópodas;
d) Pinhas para preenchimento; e
e) Rede para suporte do material e proteção dos “hóspedes”.

Memória descritiva:
Introdução:
O Projeto Hotéis de Insetos insere-se num plano de Educação Ambiental e para a Sustentabilidade assegurados pela Escola EB1 Armando Guerreiro e pela Associação de Pais, seja em Período Escolar (no horário do Prof. Titular e com os Profs. das Atividades de Enriquecimento Curricular), seja nas Interrupções Letivas, na componente de Apoio à Família (vulgo CTL).
O Projeto Hotéis de Insetos está inserido num plano mais amplo, juntando-se aos seguintes projetos que têm como objetivo promover a biodiversidade:
• Projeto de Zonas/ Corredores de Refúgio de Insetos Polinizadores, que no seu conjunto pretendem contribuir para a conservação da biodiversidade e promoção do aparecimento de insetos benéficos em zonas urbanas – com o apoio do pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva;
• Soluções de Biodiversidade Agrícola: abrigos terrestres para escaravelhos, lagartixas e todo o conjunto de animais invertebrados – inserido no nosso projeto da Horta e Quinta Pedagógica, e suportado pela bibliografia da Liga para a Proteção da Natureza (Manual de Boas Práticas de Biodiversidade Agrícola, LPN e CAP)
Enquadramento:
De acordo com a bibliografia consultada, “os insetos são o grupo de seres vivos mais abundante à face da Terra, correspondendo a cerca de 80% de todas as espécies de animais. A sua importância é reconhecida, tanto pela diversidade, papel ecológico e influência nos recursos naturais e na agricultura.” (Ficha Hotel de Insetos, Aprender Fora da Sala de Aula, Ciência Viva, 2020)
É igualmente reconhecida a importância dos insetos, nomeadamente as abelhas comunitárias e solitárias, enquanto agentes polinizadores, e o seu papel fulcral no ciclo produtivo das espécies hortícolas e frutíferas.
Apesar da sua extrema importância, a diversidade de insetos está a diminuir a um ritmo avassalador. Em janeiro de 2020 a Comunidade Científica alertou na Revista Nature, Ecology & Evolution (https://www.nature.com/articles/s41559-019-1079-8) que a abundância e a diversidade de insetos está a reduzir drasticamente a nível mundial, com todos os efeitos adversos já conhecidos, e propuseram mesmo um Roteiro para a Conservação e Recuperação de Insetos.
O principal fator responsável por este declínio é a perda de habitat, devido à agricultura intensiva e à urbanização, seguido das alterações climáticas.
Proposta de Ação:
Foi com este enquadramento que foi proposto aos alunos do 4º ano da EB1 Armando a criação de zonas de proteção de insetos – Hotéis de Insetos.
Foram utilizados materiais naturais, reciclados e reutilizados. Pretendeu-se abranger 3 tipos de insetos: as crisópodas, joaninhas – ambos “comedores” de pulgões e outros insetos nefastos à horta – e abelhas solitárias, pelo seu papel como agente polinizador.
A lista de material utilizado, e motivos, já foi explicitado no campo anterior.
Resultado:
Os alunos construíram 5 hotéis de insetos que foram colocados numa zona abrigado do vento, protegida de outros insetos predadores (como as aranhas e formigas). Optou-se pela fixação na parte da Escola, virada a sul, com maior exposição solar.
Para atrair insetos polinizadores, implantou-se um canteiro com plantas melíferas e com flores a 5m de distância dos hotéis.
- Pelos motivos já indicados (medidas contingência Covid 19) não foi possível observar a ocupação do hotel. No entanto, prevê-se que estarão funcionais no início do próximo ano letivo, altura em que se pretende dar continuidade a este projeto.