Hotel de Insetos

Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)

Desafio: "Hotel de Insetos"

Esboço/croqui do hotel de insetos:

Registo Fotográfico:

Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
O objetivo era realizar um hotel: resistente; fechado na parte traseira; com “telhado” para proteger da chuva; de madeira natural, sem qualquer tratamento, verniz ou pintura.
Assim, foi construída, com madeira de pinho não tratada, uma caixa de madeira natural, fechada na parte de trás para melhor proteção, sem verniz ou pintura, para não ser tóxica. O interior foi preenchido com materiais diferentes, nomeadamente, canas e pequenos troncos de madeira que foram furados, uma vez que diferentes tipos de materiais podem atrair insetos diferentes. Foram utilizados restos de madeira.

Memória descritiva:
Inicialmente foi feito o projeto do hotel e, de acordo, com esse projeto, foi construída uma caixa, dentro da qual foram colocadas prateleiras de madeira para fazer as divisões. Os espaços interiores para serem ocupados pelos insetos, foram preenchidos com canas previamente furadas e cortadas com a profundidade da caixa, mas também foram utilizados rolos de madeira não tratados, provenientes de uma fábrica de serração, nos quais com a ajuda de um berbequim, foram feitos furos longitudinais com vários diâmetros (entre 2 e 10 mm), mas não furados na totalidade, sendo que as aberturas ficaram para o exterior. A parte de trás da caixa é fechada. Parte da frente da caixa ficou fechada, mas com furos para permitir o acesso dos insetos. Finalmente foi colocado um telhado para proteger da chuva.
Este hotel foi resultado da colaboração do aluno Luís Branco e do seu padrinho e representa uma forma de envolvimento da família na concretização de projetos, neste caso foi uma forma de ocupar o tempo em altura de confinamento.
Este e outros Hotéis, elaborados antes e depois da declaração do Estado de Emergência não chegaram a ser colocados devido ao encerramento da escola. Serão colocados no próximo ano letivo.