Hotel de Insetos

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Desafio: "Hotel de Insetos"

Esboço/croqui do hotel de insetos:

Registo Fotográfico:

Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
Para a estrutura
Tábuas de madeiras existentes na escola de modo a reduzir os custos e reutilizar algumas sobras de projetos anteriores.
Para o preenchimento
Após a escolha dos insetos a atrair, optou-se por materias que pudessem atrair estas espécies:
•Abelhas solitárias: madeira furada (blocos de madeira e/ou trocos) com diferentes diâmetros (2 mm a 10 mm) para atrair diferentes espécies e canas de bambu ocas;
•Borboletas: caixa de madeira com entradas verticais e ramos para colocar no interior;
•Joaninhas: Ramos, galhos e canas de bambu ocas de diferentes tamanhos, pinhas
•Crisopas: palhinhas de papel, palha e folhas
Outros materiais
Tijolo, musgo e madeiras apodrecidas para atrair outros insetos
Vasos de barro para reter alguma água
Pedras de dimensões variadas e folhas para preencher os espaços

Memória descritiva:
Os alunos fizeram pesquisa acerca da importância dos insetos para os ecossistemas, factores de declínio da sua população, quais os insetos a atrair para o hotel (polinizadores, controladores de pragas), de que forma o fazer e materias a utilizar.
Uma vez que a escola está a criar uma horta, optou-se colocar o hotel junto à mesma e r tentar atrair insetos que pudessem ser benéficos tais como as abelhas-solitárias e borboletas que irão polinizar as plantas existentes na horta e as joaninhas e crisopas que irão contribuir para o controlo biológico de pragas ao se alimentarem dos afídios que são prejudiciais às plantas.
Os alunos desenharam o hotel de insetos e escolheram os materiais a utilizar. Infelizmente, para fazer a caixa optaram por utilizar madeira prensada na tentativa de reutilizar materiais existentes na escola mas posteriormente chegaram à conclusão que este material não seria resistente à chuva. No momento em que o projeto foi interrompido devido ao encerramento das escolas, os alunos estavam a estudar uma forma de corrigir este erro, nomeadamente o seu revestimento com madeira natural ou dar uma demão de verniz à base de água nas paredes exteriores.
Na elaboração do hotel os alunos mediram e cortaram a madeira de acordo com o desenho; montaram e pregaram a caixa e os diversos compartimentos do hotel; fizeram furos de vários tamanhos nos troncos; cortaram todas as canas de bambu e galhos com o mesmo comprimento para encaixar na caixa; e começaram a posicionar e prender os pedaços de madeira, canas, pinhas, vasos e outros materiais de forma a criar muitos nichos.
Devido ao encerramento das escolas o hotel não chegou a ser concluído e instalado junto à horta tal como planeado.
Após a instalação do hotel seriam plantadas junto à horta algumas espécies para atrair os insetos, nomeadamente, túlipas, lírios, erva doce, coentros e dente-de-leão.