Hotel de Insetos

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Desafio: "Hotel de Insetos"

Esboço/croqui do hotel de insetos:

Registo Fotográfico:

Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
No nosso projeto de hotel de insetos decidimos optar por uma construção simples e minimalista de um hotel, vimos imensas referências online do que poderíamos usar para fazer um e optamos por utilizar os seguintes elementos: Canas (para atrair as abelhas em específico e todo o tipo de insetos que quisessem um abrigo), cortiça (para as aranhas e porque é uma árvore autóctone) e a nossa base do hotel foi feita a partir da reutilização de uma gaveta de secretaria que estava pronta para ir pro lixo, recuperamos a gaveta e pintamos de branco para que atrai-se mais insetos, no padrão de interior quisemos destacar com um tronco de cortiça como divisão (também porque após alguma pesquisa descobrimos que antigamente era em cortiça oca que as abelhas se abrigavam), quisemos destacar os líquenes com mais pedaços de cortiça e na base do hotel colocamos as canas recortadas á medida numa posição que desse a ilusão de um arco. À medida que estávamos a construir o hotel tivemos imensas novas ideias, por exemplo, invés que cobrirmos toda a gaveta com vegetação para que os insetos pudessem ocupar decidimos atrair abelhas cansadas e trabalhadoras, dando uma estrutura de canas recortadas concavas na qual colocamos mel, o maior desafio foi arranjar maneira de colarmos essas canas sem suporte, mas conseguimos arranjar uma solução com silicone, para dar um ar mais alegre ao hotel colocamos também um telhado de canas, que faz com que a agua da chuva deslize para fora.

Memória descritiva:
O projeto iniciou-se com um incentivo e convite a todas as turmas para a sua participação coletiva ou individual durante o Conselho Eco-Escolas, como é costume realizarmos na nossa escola. Nessa fase as turmas de CTESP – Cuidados Veterinários e 30ºB (2º ano do Curso Técnico de Produção Agrária) mostraram-se interessadas em participar. A turma 30ºB realizou um dos trabalhos ainda em regime presencial antes da pandemia COVID 19, no entanto, o mesmo não chegou a ser colocado.
Após a interrupção das atividades presenciais a 13 de março, a mesma atividade foi divulgada na plataforma Classroom, convidando todos os alunos e apelando à sua participação. Recebemos então este trabalho, que se mostrou com uma qualidade superior da outra turma que havia mostrado interesse. A turma vencedora pertence ao CTESP - Cuidados Veterinários, que a nossa escola leciona em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém. Este projeto foi realizado em casa, na fase de isolamento. Os alunos referiram que à medida que construíam, notaram que uns “inquilinos” já tentavam ocupar o hotel, transcrevendo as suas palavras de seguida: “O que nos entusiasmou bastante, pequenas formigas, abelhas e moscas iam buscar descanso nas nossas canas, algumas delas curiosas recusaram a sair dali enquanto trabalhávamos, no final do projeto já com o mel colocado ficamos extremamente contentes por ver toda a “bicharada” que se reunia, ao final de uns dias novos habitantes como aranhas e borboletas curiosas já entravam no nosso hotel.