Hotel de Insetos

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Desafio: "Hotel de Insetos"

Esboço/croqui do hotel de insetos:

Registo Fotográfico:

Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
Pacotes de leite para os “quartos” do hotel;
Materiais reutilizados para a estrutura do hotel: telhas, mesa de madeira, cabaças, troncos de madeira, caruma, rede, cestos, entre outros;
Para a decoração: animais feitos pelos alunos em cartão; tabuleta a indicar o hotel; sinalização de proibição de animais invasores. Das pesquisas realizadas descobrimos que os insetos são os heróis com que contamos quando se trata da POLINIZAÇÃO ou quando as PRAGAS atacam as nossas culturas. No inverno eles procuram abrigo nas cascas das árvores, pedaços de madeira velha, folhas etc. Por isso a escolha de material semelhante ao que a natureza lhes oferece para construir o seu habitat. Os outros materiais reutilizáveis surgiram porque os alunos os recolheram, dá mais cor e ao mesmo tempo torna a construção mais rica e versátil. As várias pesquisas realizadas também nos ajudaram a delinear o projeto tendo em conta o local existente e a sua função- abrigo dos insectos e também permitir aos alunos duma forma autónoma a observação e pesquisa sobre os seus habitantes.

Memória descritiva:
Este trabalho foi realizado pela turma do 2º ano e a sala 1 do pré-escolar no âmbito do trabalho de articulação entre ciclos. Numa fase inicial os alunos de ambas as turmas juntaram-se, em assembleia de turma, falando dos benefícios ou não, de ter um Hotel para Insetos, na horta da escola e de como seria a sua construção. Depois de observados vários modelos ao longo das diferentes pesquisas realizadas, foi elaborado o projeto e escolhido o local- junto da cerca de madeira na área da descoberta, próximo do compostor e do canteiro dos frutos vermelhos. Para fazer jus ao nome teria a forma de casa, com jardim e muitos quartos como os hotéis. Com os materiais selecionados iniciaram a sua construção. O trabalho foi de paciência para que as peças ficassem seguradas e o hotel resistente, mas ao mesmo tempo que pudesse ser amovível no sentido de se poderem retirar alguns elementos e mais facilmente observar os seus hóspedes. O hotel ficou pronto para a inauguração após a colocação dos elementos decorativos realizados na sala de aula .Periodicamente foram retirados alguns elementos, que depois foram transportados do hotel para a sala de aula, onde as crianças observaram/investigaram “os habitantes” do hotel. Outras vezes essa observação era feita na horta. Caracóis ,aranhas, lesmas, bichos cadela e bichos da conta foram encontradas vezes sem conta. Por causa disso foi realizada uma pesquisa sobre cada um dos insetos encontrados, qual o seu interesse para a horta e essa informação ficou registada em fichas de registo .