Hotel de Insetos

Escola EB 2,3 de Arrifana (Santa Maria da Feira)

Desafio: "Hotel de Insetos"

Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
Usamos essencialmente materiais recuperados (madeira de paletes, podas diversas, bambu, palha, serrim de madeira, tijolos e blocos de construção, troncos de pinho, rede de viveiros, cacos de cerâmica, etc.)
Na construção não se usou outro material de ligação/fixação a não ser os pregos.
Para adornar o conjunto fizeram-se em contraplacado recuperado das tarifas da fruta, figuras de insetos e uma tabuleta com os dizeres "Insetotel".

Memória descritiva:
Após os gigantescos fogos que grassaram em Portugal os nossos alunos começaram a ver e ouvir noticias sobre a necessidade de se plantar árvores autóctones, de se proteger a fauna e a flora em risco de extinção e entre outros os insetos. Como para muitas das nossos jovens os insetos são algo de "repugnante " e inclusive existe uma certa aversão contra os mesmos eu propus-lhes um desafio "Vamos construir um Hotel para Insectos":
Começamos por provar mel caseiro (produção Própria) com tostas. Muitos não sabiam como era o processo de produção do mel, desconheciam inclusive que eram as abelhas (um insecto)que o produziam.
Mostrei-lhes fotos de abrigos de insectos que tirei em França, país onde praticamente em todos os jardins públicos estão presentes.Cada um trouxe os materiais disponíveis em suas casas.
A associação de pais disponibilizou 6 paletes de madeira e os troncos de pinho secos e serrados.
Com ferramentas de carpintaria e de poda foram aplicadas as técnicas de construção e dimensionamento dos materiais. Depois de construído fez-se uma exposição onde esteve a Rádio Clube da Feira que fez reportagem em directo. Foi elaborada uma noticia na disciplina de português que foi enviada para a comunicação escrita.
Por último foi colocado na horta da escola onde se encontra a instalar e acomodar insetos.