Espiral de Ervas Aromáticas

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Para além da beleza que dá a qualquer espaço, a construção de uma espiral permite rentabilizar o espaço disponível, porque torna possível a plantação de uma grande variedade de plantas, respeitando as suas necessidades ao nível de água, luz e nutrientes, em pouco espaço. Este tipo de construção também otimiza a eficiência da água, tirando partido do desnível ao longo da espiral.
Construir uma espiral biológica de ervas aromáticas numa escola potencia vantagens acrescidas também ao nível da aprendizagem na aquisição, experimentação, aplicação e interiorização de conceitos pelos alunos. Torna-se como que um laboratório vivo ao alcance e à vista de todos

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Após várias pesquisas por parte dos alunos e tendo em consideração a localização da espiral, nomeadamente no que se refere às condições de humidade, luz e temperatura, optou-se por plantar as seguintes aromáticas: hortelã, salsa, coentros, manjericão, salvia, cebolinho, tomilho, alecrim, orégãos.
O formato de espiral permite plantar, com sucesso, um maior número de plantas diferentes, pois gera microclimas variados microclimas (topo seco, base húmida, encosta norte fresca, a sul quente). As plantas selecionadas têm, assim, boas condições de desenvolvimento, desde que seja bem escolhida a localização de cada uma.
Na planificação da plantação teve-se em consideração essas premissas tendo sido prevista com maior proximidade aquelas que exigiam condições semelhantes de água, luz e temperatura.
Assim, n a parte superior da espiral, onde geralmente temos um ambiente mais seco e ensolarado será plantado o alecrim, orégãos e salvia, Na parte intermédia, coentros, salsa, tomilho e cebolinho. Na base manjericão e hortelã.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Materiais utilizados na estrutura - estacas de madeira, tábuas, rede e arame.
Motivo da escolha – a utilização da rede e arame permitiu uma estrutura firme e duradoura; as estacas de madeira e tábuas foram o aproveitamento/reciclagem de uma cerca existente na escola que já não tinha utilidade para o fim original, além disso, também a utilização des material teve benefícios estéticos.
Materiais utilizados no enchimento – pedras, terra, palha, galhos e folhas secas

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Número de alunos envolvidos – 15
Idades – entre os 12 e 13 anos
Atividade desenvolvida na aula de Direção de turma com alunos da turma C do 7º ano.
Os alunos foram sensibilizados para as vantagens da construção de uma espiral de ervas aromáticas, através da visualização e análise de conteúdos on line, sobre este tema.
O grupo/turma foi para o terreno, analisar a melhor localização e dimensão do projeto.
Posteriormente, realizaram esboços/croquis do projeto.
Após a seleção o projeto mais adequado, foi construída a maquete, selecionados os materiais a utilizar e feitos os cálculos das respetivas quantidades.
A espiral foi concretizada, tendo os alunos feito a implantação no terreno. A construção da estrutura teve a ajuda de assistentes operacionais.A fase da plantação apenas foi iniciada, face ao encerramento repentino da escola.

Registo Fotográfico: