Espiral de Ervas Aromáticas

Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A espiral de ervas é uma ótima solução para quem quer plantar uma diversidade de ervas, chás e temperos em um único espaço. Uma técnica clássica dentro da permacultura que respeita as distintas necessidades de luz, água e nutrientes de cada planta. É um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
No topo, onde há mais luz, plantaremos alecrim, alho, arruda, manjericão, pimenta e sálvia, por exemplo. Nas partes mais baixas, com meia-sombra e solo húmido adaptam-se melhor a arnica, carqueja, gengibre e hortelã.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Pode ser feita de diversos materiais como toros de madeira, bambus, tijolos, pedras,... mas preferimos materiais que mantêm o calor absorvido durante o dia, reduzindo as variações de temperatura que podem danificar as plantas frágeis.
Outra dica é utilizar diferentes misturas de solo para melhorar o efeito de microclima. Por exemplo, a parte inferior pode ser preenchida com terra vegetal e composto, criando um solo rico. A zona intermediária pode ser uma mistura de 2 partes de substrato e uma de areia para garantir uma melhor drenagem. A parte superior pode ter uma maior proporção de cascalho e areia para uma drenagem mais eficiente.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Irá ser realizado no início do ano letivo 2020 / 2021.