Espiral de Ervas Aromáticas

Escola EB de Valdossos (Vila Nova de Famalicão)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Uma das vantagens da construção da espiral de ervas aromáticas foi a evolução do conhecimento em relação à importância das ervas aromáticas. Semana após semana aquisição de mais uma erva para o nosso dicionário de palavras e conhecimento ao nível da sua importância e utilização.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As plantas selcionadas foram diversas, desde oregãos, loureiro, alecrim, incenso, cidreira, salsa, lavanda, hortelã, entre outras. Posicionamento foi aleatório, conforme a aquisição e as pesquisas que os alunos iam fazendo em casa com os pais. É evidente que na construção do “nosso cantinho das ervas aromáticas” tivemos em consideração que algumas plantas repetidas e mais altas ficariam atrás.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Os materiais utilizados foram materiais reutilizáveis, pneus, rolo de papel (do tecido), caixas de madeira da fruta, sacos de rede ( de batatas) arame, relva artificial verde ( sobras do campo de futebol). Inicialmente, tínhamos pensado em construir à volta do tubo de tecido a espiral, mas, com o elevado peso de alguns vasos não foi viável. Então, à medida que íamos acrescentando plantas novas posicionávamos da melhor maneira possível, para que todas os alunos as pudessem ver e ter acesso para cuidar delas.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Colocou-se um pneu grande no chão e no centro encaixamos um tubo ( de cartão) equilibrado com terra e pedras. Cobriu-se o pneu com relva sintética verde e forramos o rolo com heras e folhas verdes . À volta do rolo fomos colocando caixas de madeira de fruta para apoiar as plantas.Decoramos com trabalhos realizados pelos alunos: borboletas, abelhas, formiga, pássaros e flores (elaborados com materiais reciclados).

Registo Fotográfico: