Espiral de Ervas Aromáticas

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (Vila Verde)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A Espiral de Ervas é uma técnica clássica dentro da permacultura que respeita as distintas necessidades de luz, água e nutrientes de cada planta. O formato em espiral é muito frequente na natureza, e permite reunir diversas funções em um único elemento, por isso acaba por se tornar mais produtivo. Com as espirais de ervas é possível criar microclimas e plantar diferentes espécies no mesmo terreno, adequando-se a necessidade de cada uma delas.
No alto da espiral o ambiente normalmente é mais seco e ensolarado, o contorno das voltas pode ser mais sombreado e, na base, o solo é bastante húmido, podendo até mesmo estar encharcado e formar um pequeno lago.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As plantas selecionadas são as que existem em mais abundância na nossa área geográfica e as que os alunos têm em suas casas.
O croqui vencedor foi o do Gonçalo Rodrigues do 7.º A

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Os materiais selecionados são terra existente na nossa horta; Para fazer a estrutura ficamos com a sugestão apresentada na fotografia (rochas das imediações da escola); as plantas serão recolhidas pelos alunos junto de familiares e amigos.
O custo será de 0 euros.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Será elaborado no próximo ano letivo