Espiral de Ervas Aromáticas

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Este tipo de cultivo é de fácil montagem e manutenção; permite misturar plantas que se beneficiam ao ser plantadas juntas; e permite misturar plantas que precisam mais ou menos de luz natural e água.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Cebolinho-Planta de folhas verdes e flores azuladas; têm sabor picante; ricas em vitaminas A e C. Delicioso em saladas e temperos. Cultivo do cebolinho: requer um solo rico em nutrientes e com elevada exposição solar, rega adequada.Zona com mais exposição solar, retém água adequada
Alecrim-Planta de folhas verdes e flores lilases, contém as vitaminas B1 e B2. Esta planta ajuda no emagrecimento e no combate do vírus da gripe.
Cultivo do alecrim: esta planta requer 6 a 8 horas de exposição solar diária.Zona com maior exposição solar.
Salsa-Planta perene de folha crespa em que a sua cor é verde-claro; o seu sabor é refrescante. Cultivo da salsa: a sua germinação é um pouco lenta para se plantar tem que se ter o solo bem drenado e sempre húmido ou seja tem que se regar frequentemente.A salsa pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade e com alguma água.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Rochas (ex.: calcário) e solo.
São materiais naturais, abundante na região.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Foi solicitado aos alunos de 3 turmas do 8 ano, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em que é abordado o domínio “desenvolvimento sustentável” para desenharem uma espiral, tendo em conta os conhecimentos e os conteúdos já lecionados no 7º ano na disciplina de Matemática e também na disciplina de Educação Visual. Os alunos esboçaram as suas espirais, tendo em conta a forma como distribuíam as suas plantas e o material que escolheriam para a sua construção (apresentam-se duas dessas representações)
De seguida, foi-lhes pedido para preencherem uma tabela, partindo de um exemplo: “cebolinho”, em que teriam que escolher mais duas plantas aromáticas (os alunos escolheram diversas plantas para além das apresentadas, cidreira, tomilho, orégãos, coentros, etc…), indicar o seu nome, realizar uma pesquisa sobre as plantas escolhidas, representá-las pela sua folha, pesquisar algumas caraterísticas da planta e justificar o motivo da localização/cultivo da planta na espiral.
De seguida foi-lhes também solicitado que preenchessem uma tabela com os materiais escolhidos para a construção da espiral, o motivo da sua escolha e a sua apresentada reflexão sobre as vantagens de uma construção em espiral. Surgiram variadas respostas sendo acima uma delas.

Registo Fotográfico: