Espiral de Ervas Aromáticas

Jardim de Infância de Estrebuela (Paredes)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
1. Ocupa pouco espaço
2. Fácil e rápida construção
3. Permite uma grande diversidade de plantas.
4. Permite ter à mão ervas de melhor qualidade (agricultura biológica) para utilizar na alimentação da nossa escola
5. Delimita o crescimento excessivo de determinadas ervas, porque ficam com o espaço delimitado!
6. Otimiza o aproveitamento da água. No topo deverão ficar as ervas mais resistentes ao calor.
7. Embelezou o nosso espaço

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Basicamente aproveitamos a oferta de plantas da Câmara Municipal de Paredes e dos familiares das crianças. Dessa oferta selecionamos:
Mangericão, salsa,louro, salvia e hortelã para usar na culinária da nossa cantina. O Limonete para fazer chá. A erva do caril, porque vai embelezar a nossa espiral e também porque atrai insetos polinizadores e afasta pragas. Os coentros também podem entrar em pratos de culinária, além disso descobrimos que é uma erva que afasta pulgões!
Em termos de posicionamento, colocamos no topo as ervas que menos água/Humidade necessitam e não têm muitos problemas com o sol como é o caso da erva do caril. Depois fomos colocando nos patamares de baixo, tentando seguir o mesmo critério.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Após várias reuniões com o engenheiro responsável pelo ambiente da CMP e o Presidente de Freguesia, acerca da colaboração para a construção da espiral com recurso a paralelos ou tijolos, as hipóteses foram descartadas porque não temos terreno de cultivo, e todas elas necessitariam que rebentássemos com o cimento do pátio escolar.
Avançamos para outra proposta de fácil, resolução. Decidimos fazer a espiral utilizando baldes/vasos de vários tamanhos.
Contactamos com um vizinho que tem um horto, partilhamos a ideia da construção da espiral, pedindo a sua colaboração. Desta forma, estaríamos a reutilizar materiais já existentes.
O vizinho ofereceu-nos os vasos.. Como esta oferta foi muito próxima do Dia do Pai, decidimos que o vaso maior seria decorado pelos pais e filhos no dia 19. Os restantes vasos foram decorados pelas crianças.
Como a escola fechou no dia 14, o vaso maior ficou por decorar.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
1. Começamos por fazer um croqui que serviu de planeamento, estruturando a construção da espiral
2. Reunimos os materiais
3. Lavamos os vasos.
4. Pintamos com uma tinta branca que iria proteger da chuva e permitir a decoração com desenhos das crianças.
5. Decoramos, com desenhos realizados pelas crianças
6. Enchemos de terra
7. Plantamos as ervas aromáticas oferecidas pela CMP e pelos familiares das crianças, considerando as suas necessidades de água e luz solar.

Registo Fotográfico: