Espiral de Ervas Aromáticas

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Uma espiral de ervas aromáticas é um bom exemplo de permacultura, ou seja um processo de cultivo que garante sustentabilidade e produção em equlibrio com a natureza, em que se usa o solo de forma sustentável e não abusiva, recorrendo à associação de culturas.
A espiral ao elevar-se desde o nível do solo a cerca de 1,5 metros de altura permite a criação de um "jogo" de sombras que projegem as plantas cultivadas.
Por outro lado o desnível contribui para o processo de escoamento da água , promovendo o seu uso de forma racional.
A espiral permite por em prática três principios :
Cuidar da Terra - utilizando formas de produção amigas do ambiente ( associação de culturas e não utilização de produtos quimicos)
Cuidar do Homem assegurar uma produção de qualidade através de técnicas ancestrais
Cuidar do Futuro - sensibilizando a comunidade educativa para a importância dos sistemas de cultivo biológicos

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Selecionamos espécies aromáticas que se utilizam na culinária. Assim podem ser usadas na cantina da escola.
Alfazema/Alecrim- Optamos por uma destas plantas para o cimo da espiral. A nossa preferência vai para o Alecrim pois é uma planta que gosta de boa exposição solar e é muito pouco exigente em matéria orgânica e precisa de pouca água para sobreviver. Assim ao ficar no topo da espiral recebe menos água. Entendemos que era uma boa oppção pois atua como repelente de insetos indesejados e faz uma boa associação com espécies como o Cebolinho.
Cebolinho - adapta-se preferencialmente a solos frescos (mas não excessivamente húmidos), férteis e soltos, expostos ao sol ou a meia-sombra. Assim junto do alecrim, na parte superior da espiral tem alguma proteção de sombra e o solo é menos humido. Faz boa associação a outras ervas aromáticas como manjericão, salsa, coentros
Hortelã pimenta - deve ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. Cresce melhor em condições húmidas, pelo que o solo deve manter-se sempre com humidade, assim fica numa parte intermédia da espiral, com humidade e luminosidade, mas também proteção dos ventos.
Manjericão- O seu cultivo exige alguma atenção uma vez que é muito sensível. Gosta de solo húmido e bem drenado e de boa exposição solar. A rega deve ser frequente mas de modo a que ao solo não fique alagado Assim localiza-se numa parte mais baixa da espiral, com maior humidade.
Salsa- É bastante resistente a flutuações da temperatura. A salsa pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Adapta-se melhor a solo sempre húmido, assim cultiva-se na parte inferior da espiral
Coentro - Planta que tem necessidades idênticas às da salsa assim cultiva-se na parte inferior da espiral, na proximidade do charco.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
A espiral será construída com rochas (para fazer o suporte do solo) de três tipos:
Rocha Metamórfica - Mármore/Xisto
Rocha Magmática- Granito
Rocha Sedimentar - Calcário
A seleção do material deveu-se à articulação do projeto Eco-Escolas com a disciplina de Biologia e Geologia do 11º Ano, em que os alunos fizeram uma pesquisa sobre o tipo de rochas, aplicando assim conhecimentos de áreas de estudo na construção da espiral.
Outro motivo da escolha desses materiais é o facto de colocando as rochas umas em cima das outras ficam espaços entre elas que podem ser utilizados como habitat para lagartixas, aranhas e outros animais que gostam de insetos, que assim ficam fora do terreno cultivo e evitam danos nas plantas cultivadas.
Também foram selecionados esses materiais pela sua durabilidade o que facilita a manutenção da espiral, principalmente nos períodos de férias em que é necessário a colaboração dos assistentes operacionais, sempre muito ocupados com outras atividades na escola.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
A espiral não foi concretizada, apenas projetada.
No primeiro período os alunos efetuaram o estudo dos materiais para a construção da espiral ( Biologia e Geologia do 11ºAno); estudaram as vantagens da agricultura biológica e da permacultura (em Geografia); fizeram o esboço da espiral ( alunos com Programa Educativo Individual , nas áreas Substitutivas de Mundo Atual e Defesa de Direitos, Vida em Casa e na Comunidade e Artes e Tecnologias lecionadaspelas docentes de Educação Especial).
Posteriormente já no segundo período foi selecionado o local do recinto escolar onde será construída a espiral.
Fizeram-se contactos com empresas locais para nos cederem os materiais para a construção da espiral (pedras e as sementes e terra de jardim ...) Foi também projetado o pequeno charco que se localizará na base da espiral. Quando se ia iniciar a construção deu-se a interrupção das aulas presenciais e iniciou-se o processo de E@D. Como se pretende que sejam os alunos a construir a espiral, a plantar as culturas e a tratar das mesmas, esta será concretizada no próximo ano letivo.