Espiral de Ervas Aromáticas

Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A vantagem da espiral é de cultivar várias plantas num pequeno espaço e que requerem condições ambientes diferentes. Desde o seco e soalheiro no cimo, passando por ambientes com sol, sombra e graus de humidade diferentes no percurso curvo. Na base plantam-se espécies que necessitam grande humidade. Permite também uma eficiência de água.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Na parte superior da espiral vamos colocar o alecrim, espécie que necessita de um solo mais seco e de maior exposição solar.
No percurso curvo até a base, zona intermédia em termos de luz, calor e humidade, temos zonas de sombra e mais humidade, vamos colocar salva, tomilho, coentros e salsa
Ao nível do solo ficam as espécies apreciadoras de humidade manjericão, poejo e a hortelã.
Vamos ordenar as plantas da parte superior da espiral (1 – alecrim) para a base (10 hortelã):
1. Alecrim - é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo e tem uma razoável tolerância à seca, por isso ser colocada na parte superior da espiral.
2. Orégãos - planta herbácea da região do Mediterrâneo e do Oriente Médio, difundida por quase todo o mundo. Propaga-se geralmente por estacas é uma planta que exige tempo quente para um bom desenvolvimento e produção.
3. Salva - é um subarbusto perene, originário da região mediterrânica oriental. Prefere solos arenosos, bem drenados, neutros ou alcalinos. Deve ser cultivada em locais com boa exposição solar. Floresce entre Maio e Julho e as suas sementes ficam prontas entre finais de Agosto e Setembro. Muito procurada por abelhas e outros insectos melíferos. O seu cultivo na horta, em consociação com outras espécies, repele uma série de pragas, entre as quais a borboleta-branca da couve. Quando na presença de excesso de água no solo, as suas raízes tendem a apodrecer rapidamente, levando à morte súbita da planta.
4. Tomilho - é uma planta perene que atinge de 15 cm a 50 cm de altura, com folhas pequenas muito aromáticas. Pode ser cultivada praticamente em qualquer lugar, sendo tolerante tanto a baixas quanto a altas temperaturas, devem receber luz solar direta algumas horas por dia.
5. Coentros - podem ser cultivados numa vasta variedade de climas, preferindo regiões de clima quente, lugares soalheiros ou em sombra parcial com boa luminosidade. As plantas que crescem ao sol geralmente têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial.
6. Salsa – apesar ser cultivada em vários tipos de clima prefere regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10ºC e 22°C,lugares soalheiros ou em sombra parcial com boa luminosidade. O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, no entanto desenvolve-se mesmo em solos pouco férteis.
7. Cebolinho - é uma planta originária da Europa. Pode ser cultivada com luz solar direta ou em sombra parcial. O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, mantido húmido, mas sem que fique encharcado.
8. Manjericão - é uma planta perene, originária da Ásia e África. Cresce melhor em temperaturas acima de 18°C, não suporta baixas temperaturas. Necessita de boa luminosidade e deve receber luz solar direta algumas horas por dia. o solo deve ser mantido levemente húmido.
9. Poejo - teve origem na Europa e Ásia Ocidental. Cresce bem em locais húmidos ou junto de cursos fluviais, onde pode ser encontrado selvagem entre gramíneas e outras plantas.
10. Hortelã - são plantas de clima temperado ou ameno, que suportam bem baixas temperaturas. O solo deve ser mantido sempre húmido, deve ser fértil e rico em matéria orgânica.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Papelão para ser colocado uma camada no local onde vai ser construída a espiral e assim manter a humidade do local.
Borra de café para desenhar a espiral
Pedras de enrocamento existentes na escola
Composto / solo
Folhas secas de árvores para evitar o crescimento de ervas daninhas e diminuir a evaporação de água
Enxadas

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Com um Grupo de 7 alunos do conselho Eco-Escolas começamos por fazer pesquisas na internet sobre o assunto.
A partir das pesquisas realizadas foi elaborado um projeto onde constava as ervas aromáticas a colocar e um esboço da espiral.
Foi escolhido o local para a construção da espiral. Após este trabalho inicial, começamos a limpar e a nivelar o terreno para implantar a espiral.
Também foi feito a sementeira de algumas ervas aromáticas em vaso (copos de iogurte e tabuleiro) para depois fazer seu transplante.
O trabalho não teve continuidade devido às condições climatéricas e a sua não conclusão deveu-se ao encerramento das escolas.

Registo Fotográfico: