Espiral de Ervas Aromáticas

Escola EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra (Machico)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Agradável aspecto visual e estético;
Vantajoso ao nível do espaço, no nosso caso não fizemos espiral em altura porque tínhamos espaço para cultivar, apenas fizemos em espiral na horizontal pois foi o projecto mais desenhado pelos alunos.
Delimitação do crescimento de ervas;
Rentabilização da água,
Fácil identificação de plantas;
Fácil acessibilidade para a colheita.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Foram plantadas: salsa, caninha, hortelã, hortelã pimenta, manjericão, aniz, coentros, orégãos, segurelha, salva, cidreira, agrião, cavalinha, alecrim, camomila, manjerona, alfazema, losna, boldo, limonete, poejo, lavanda e pulmonária.
Na ilha da Madeira é cultural a plantação/utilização de plantas aromáticas/medicinais. Como a escola fica num meio rural "recorremos aos quintais dos encarregados de educação" e adquirir as plantas tornou-se muito fácil. Plantámos as plantas que cada aluno trouxe do seu quintal, seguindo a ordem do interior com as aromáticas para o exterior com as medicinais, ou plantas de chá.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Os materiais: terra tínhamos, recorremos à recolha de pedras que existiam no jardim para elaborar a espiral, recorremos ao composto recolhido no compostor no outro edifício escolar pertencente à mesma escola para preparar o solo, enxadas.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
O projecto surgiu naturalmente uma vez que a escola já tem por hábito cuidar de um pequeno canteiro com erva cidreira e hortelã , utilizadas para chá, quer para os alunos, quer para a restante comunidade professores e funcionários. Neste caso, a ideia foi ampliar a nossa plantação e fazer em espiral para a participação no concurso e assim sermos uma pequena comunidade sustentável.
O projecto foi desenvolvido na hora de Educação Cívica por alunos de 3º e 4º anos, funcionárias de vigilância nessa hora e coordenadora eco escolas, não foi obrigatório para ninguém, participava quem estava interessado, o que tornou o trabalho muito cooperativo porque quem estava, estava porque queria.
A coodenadora mostrou algumas imagens de espirais de cultura e referiu as vantagens, pediu aos alunos que elaborassem um esboço e escolhessem o local. A maior parte dos alunos fez uma espiral na horizontal e escolheu o espaço onde já existia a nossa pequena plantação. Então assim foi realizada como eles idealizaram e no local por eles referido.
Quanto à aquisição das plantas, na ilha da Madeira é cultural a plantação/utilização de plantas aromáticas/medicinais, como a escola fica num meio rural "recorremos aos quintais dos encarregados de educação" e adquirir as plantas tornou-se muito fácil. Plantamos as plantas que cada aluno trouxe do seu quintal e assim conseguimos um número significativo de espécies. A segunda fase seria identificar cada planta e explicar quais os seus benefícios/malefícios do seu consumo.

Registo Fotográfico: