Espiral de Ervas Aromáticas

Externato Infante D. Henrique (Braga)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção em espiral irá permitir a otimização daquele espaço que, sendo contigua à horta, não tem plantações por ser muito estreito. Além disso, é um local muito exposto, facto que inviabilizaria a colocação de algumas plantas, facto que pode ser contornado com a colocação a espiral, pois irá permitir criar habitats com diferentes tipos de condições abióticas. Assim, este local receberá uma nova vida, contendo uma diversidade de plantas que não seria possível colocar lá.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Foram investigadas várias plantas aromáticas e medicinais, nomeadamente no que se refere às condições abióticas que favorecem o seu crescimento. Neste sentido, as plantas foram divididas em três grupos: preferência por solo árido e muito sol, preferência por sol húmido e sombra e preferência por humidade e luminosidade medianas. As plantas foram dispostas na espiral tendo em conta estas características. Além do referido, foram dispostas tendo em conta a envergadura, para que não venham a condicionar o crescimento das restantes espécies.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Tendo em conta a idade das crianças que vão construir a espiral, crianças do pré-escolar, havia a necessidade de escolher um material que conseguissem manipular. Além disso, na nossa opinião, a espiral deve estar bem enquadrada na região onde se encontra, nomeadamente os materiais escolhidos para a sua construção. Assim, escolhemos construir a espiral com pedaços de troncos de árvore, uma vez que a escola está rodeada de montes em praticamente 360º. Este material, além de ser sustentável, permitirá conhecer indiretamente a floresta que nos rodeia, pois, as crianças participarão na escolha dos troncos a utilizar, na montanha.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
O trabalho foi idealizado e projetado pelas Educadoras do pré-escolar, juntamente com os alunos. Tendo estes alunos um papel muito ativo na gestão da horta, foi detetada a necessidade de criar um projeto para rentabilizar um local mais estreito contíguo à horta. Este espaço estava abandonado devido ao facto de ser um pouco estreito e muito exposto ao sol, o que diminua drasticamente o tipo de plantas a sobreviver nestas condições. Surgiu então a ideia de criar um projeto de uma espiral de aromáticas, que foram divididas tendo em conta a sua estrutura e condições abióticas ideias. Como projeto paralelo à espiral, estes alunos iniciaram, mas devido à situação atual não conseguiram terminar, projetos de propagação de aromáticas e dinâmicas sensoriais com as aromáticas, para o reconhecimento dos seus aromas. Estava, ainda, programada a realização de uma oficina prática, onde cada criança iria fazer um creme/sabonete com as aromáticas da horta para oferecer no dia da mãe. A espiral deverá ser realizada com pequenos troncos que serão recolhidos na floresta local e para a sua execução serão convidados os pais a participar num momento de partilha e aprendizagem conjunta. As plantas escolhidas foram: (1) Alecrim, (2) Coentros, (3) Manjericão, (4) Cebolinho, (5) Calêndula, (6) Violeta, (7) Tomilho, (8) Cidreira, (9) Salsa, (10) Poejo, (11) Camomila, (12) Hortelã, (13) Erva.príncipe, (14) Alecrim e (15) Sálvia.

Registo Fotográfico: