Espiral de Ervas Aromáticas

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Aproveitamento do espaço.
Plantar o maior número de plantas
Motivo decorativo
Sustentabilidade e espaços mais funcionais
As espirais respeitam as curvas naturais, são muito decorativas e inserem-se harmoniosamente nos jardins, integrando as pessoas com o meio-ambiente.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Elas podem ser exclusivamente de plantas medicinais, assim como de plantas aromáticas e condimentares. No caso dos nossos alunos, optaram essencialmente pelas ervas da nossa região- Alentejo, tais como. Coentros, salsa, tomilho, poejo, diversos tipos de hortelãs, orégãos ou alecrim. Mas alguns alunos colocaram também alfazema, manjericão, cebolinho ou até erva príncipe…………………..
As plantas soalheiras devem ficar na zona mais exposta a sul e as que não gostam tanto de sol expostas a norte. No alto, em solo seco e sol intenso, plantas como alho, pimentas, alecrim, sálvia, manjericão e cebolinho; ao meio da espiral, com certa sombra e solo levemente húmido, plantas como erva príncipe, manjerona, camomila e; em baixo, com sombra mais intensa e solo húmido, , coentro, erva cidreira, poejo e hortelã são exemplos de plantas recomendadas.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Os materiais de construção apresentados foram essencialmente a pedra ou o tijolo, mas algumas imagens que partilhamos são exemplos de quem não tem jardim para construir uma espiral pode construir na varanda e algumas com reutilização de materiais.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Os nossos trabalhos foram desenvolvidos em casa pelos alunos do 6º ano na disciplina de Educação Visual e com o apoio da professora Ana Rosa Bravo nas aulas síncronas. Os alunos revelaram muito interesse por esta tarefa ,ficaram entusiasmados e apareceram trabalhos muito bons. Alguns dos projetos apresentados poderão ser colocados em prática no próxima ano letivo, na nossa escola, visto ser um tema interessante. Contudo alguns alunos já começaram a construir as suas espirais em casa. Como tal no nosso registo fotográfico constam alguns trabalhos que foram já desenvolvidos em casa e outros que poderão ser concretizados .

Registo Fotográfico: