Espiral de Ervas Aromáticas

Escola EB 3/ Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Este desafio foi lançado a uma turma do 1º ano do curso profissional de Técnico Comercial, que prontamente o tomaram como seu. Trabalharam neste projeto no âmbito da área da Cidadania. Existem algumas vantagens/benefícios resultantes da construção de uma Espiral de Ervas Aromáticas: um espaço de plantação em forma de espiral é visualmente muito agradável. Esta é uma das maneiras mais inteligentes de cultivar ervas aromáticas. A plantação em espiral favorece uma enorme variedade de microclimas. numa estrutura em espiral podemos cultivar espécies que necessitam de condições muito diferentes para se desenvolverem. Aumenta a variedade e opções de ervas que se podem cultivar. A plantação em espiral delimita o crescimento de plantas que se espalham facilmente, como por exemplo a hortelã. Otimiza o consumo de água, plantando espécies tolerantes à seca perto do topo, deixando as amantes da humidade nos níveis mais baixos. Este design compacto facilita a instalação de um sistema de rega gota-a-gota, o que torna ainda mais eficiente a gestão dos gastos de água. O design tridimensional arredondado de uma espiral de ervas é visualmente agradável dentro de um jardim. Uma espiral bem localizada pode tornar-se um ponto atrativo no jardim de uma escola. A construção de uma espiral constitui um habitat importante para animais que gostam de se alimentar de insetos, fazendo assim a sua eliminação de forma natural.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Alecrim - parte superior da espiral, porque depois de desenvolvido resiste a períodos de seca e gosta de receber sol; Salva - Parte superior da espiral pois gosta de receber luz solar. As plantas adultas resistem a períodos de seca. Tomilho - gosta de receber luz solar direta e as plantas adultas podem suportar alguns períodos de seca; Coentro - gosta de lugares soalheiros, mas também de alguma sombra. Quando jovens o solo deve manter-se húmido, mas para as plantas adultas podemos espaçar as regas; Salsa - gosta de sol, mas também de uma parte do dia com sombra. O solo deve manter-se húmido sem estar encharcado. Manjericão - plantado a sul/poente para receber bastante luz solar. O solo deve manter-se húmido; Camomila - Plantada de forma a apanhar luz direta. O solo deve manter-se húmido sem estar encharcado. Hortelã - plantada voltada para o Sol e o solo deve manter-se húmido.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Pedras retiradas do terreno da horta da escola; pedras recolhidas no lugar da Senhora do Monte; composto feito na escola; composto fornecido pelo Município de Leira; folhas secas recolhidas no recinto da escola.
Vedação de ripas de madeira - adquirida numa loja de artigos de jardinagem.
Plantas e sementes trazidas por elementos da comunidade escolar.
Foram escolhidos os materiais referidos porque implicaram um baixo custo para a escola. Apenas foi despendido valor monetário com as ripas de madeira.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Como no espaço da horta não tínhamos muita disponibilidade de terreno, resolvemos construir a espiral numa zona ajardinada visível do exterior da escola. Aproveitamos uma zona circular que tinha sido utilizada, em tempos, para plantar algumas plantas de flor. Estava com mau aspeto e, por isso, decidimos dar-lhe uma nova vida. No local desenhamos, no solo, o espaço que a espiral iria ocupar, um círculo com dois metros de raio. Numa aula de matemática, os alunos, calcularam o número de anéis que iriam constituir a espiral bem como o número de metros de vedação de ripas de madeira que seriam necessários para a construir. Depois de armada a espiral foi necessário dispor as plantas respeitando algumas regras. Procurámos plantar as ervas aromáticas segundo o esquema do croqui e aplicar a técnica usada na permacultura, que consiste na subdivisão de espaços permitindo cultivar plantas tanto de habitats secos como húmidos, proporcionando uma grande produtividade e diversidade num espaço. Todo o trabalho foi desenvolvido no âmbito da área da Cidadania, para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância das plantas aromáticas numa horta biológica e na nossa alimentação, dar a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas aromáticas que existem.
Legenda das imagens inseridas no registo fotográfico:
Espiral1 – preparação do terreno e estudo da montagem da espiral
Espiral2 – parte do composto utilizado
Espiral3 – transporte da vedação em ripas de madeira para o local de construção da espiral
Espiral4 – espiral construída, mas ainda com pouco composto
Espiral5 – enchimento da espiral com composto
Espiral6 – finalização do enchimento
Espiral7 – acabamento final com as pedras recolhidas no lugar da Senhora do Monte a delimitarem a espiral
Espiral8 – espiral de aromáticas, vista do exterior da escola.

Registo Fotográfico: