Espiral de Ervas Aromáticas

Escola Básica da Ponte (Santo Tirso)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Este projeto tem por base a sustentabilidade, e a sua implementação consiste em propor um desafio às crianças, de atuar a nível ambiental, cientes que não podemos mudar todo o planeta, mas podemos intervir positivamente no nosso ambiente mais próximo, criando um contacto mais direto com o ambiente, permitindo construir conhecimentos e habilidades que lhes permita descobrir e selecionar plantas que contribuem para uma alimentação saudável.
A construção de uma espiral, é uma forma simples, prática, de fácil concretização e manutenção, em que os materiais utilizados são diversificados e de fácil acesso. Neste tipo de construção, podem-se cultivar diferentes espécies de plantas, num único espaço, não muito grande, em que as necessidades de cada planta para se desenvolver, estão presentes e são respeitadas, como a exposição solar, a temperatura e o ambiente em geral. Dado existirem diferentes alturas do nível do solo, permite que sejam criadas diferentes condições ambientais de acordo com as especificidades de cada planta.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As diferentes plantas aromáticas precisam de diferentes condições ambientais e de cultivo, para que se desenvolvam de acordo com as suas próprias características, estas serão distribuídas da seguinte forma: no topo da espiral plantas que necessitam de uma grande exposição solar e solo mais seco; de seguida, no caminho curvo até à base, obtêm-se espaços com mais sombra e mais humidade onde se cultivarão plantas que subsistem nestas condições e na base plantar espécies que necessitam de muita humidade. (Esboço realizado por alunos, com a colaboração de encarregados de educação e professores, distribuindo as plantas ao longo da espiral).
1) Alecrim
É um arbusto persistente, atinge de 0,50cm até 2 metros de altura, com folhas resinosas e verde-escuras na parte superior e verde-acinzentadas na inferior. Elas lançam um forte e agradável aroma. O caule, quadrado, torna-se lenhoso à partir do segundo ano. É uma planta que precisa de muita luz solar direta e que apresenta tolerância à seca. O solo deverá ser bem drenado e permeável.
2) Orégãos
Planta que pode atingir 40 cm de tamanho, com folhas pequenas, esbranquiçadas, por vezes violeta, reunidas em espigas terminais, mais ou menos compactas. É uma planta que precisa de receber luz do sol, mas também pode crescer em locais semi - sombrios. O solo deverá ser bem drenado e é essencial que a água da rega não encharque o substrato.
3) Salva
Planta baixa, com uma altura que varia entre 30cm e 1m, com folhas aveludadas e um aroma forte e característico. A espécie típica tem flores azul violeta claro, flores acinzentadas redondas e uma altura que ronda os 40 a 60 cm. Tolera um solo seco. Quando há excesso de água no solo, as suas raízes tendem a apodrecer rapidamente. É uma planta que funciona como um bom repelente de pragas.
4) Tomilho
É uma planta perene, de porte pequeno, com folhas pequenas, ovais e muito aromáticas. Para esta planta, o solo deve ser bem drenado e leve, embora possa crescer em solos mais pobres. O seu cultivo deverá ser feito onde a planta recebe a luz do sol, mas também pode crescer em locais com sombra parcial.
5) Coentros
Apresenta porte baixo, com cerca de 50 cm de altura com folhas aromáticas, verdes e de formas variadas. As flores são pequenas, assimétricas. O cultivo de coentros deverá ser num local onde receba luz do sol, mas também pode crescer em locais com sombra parcial. O solo deve ter boa drenagem.
6) Cebolinho
O cebolinho necessita de solos frescos (mas não excessivamente húmidos), férteis e soltos, expostos ao sol ou a meia-sombra. Atrai polinizadores e funciona como repelente de insetos.
7) Camomila
A camomila possui flores como as das margaridas com centros amarelos rodeados de pétalas brancas. É uma planta que necessita de um solo bem drenado, húmido, mas que não permaneça encharcado.
8) Salsa
A salsa possui longos ramos e folhas lisas, brilhantes, planas, divididas em folíolos repartidos. Precisa se um solo bem drenado, fértil, e deve ser irrigado para manter o solo húmido, sem que fique encharcado.
9) Hortelã
É uma planta perene resistente e muito aromática com folhas de cor verde intenso. O seu cultivo deverá ser feito onde a planta recebe a luz do sol, mas também pode crescer em locais com sombra parcial. O solo deverá manter-se húmido principalmente durante o ciclo de crescimento.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Optou-se pela utilização de troncos de árvores, por ser um material de fácil acesso, natural e em grande abundância na localidade fruto da limpeza das áreas verdes (floresta). São necessárias materiais de auxilio à construção: serra, pá e enxada.
Apesar de não se ter concluído o projeto no presente ano letivo, por ter sido decretada a suspensão das atividades, devido à situação da pandemia COVID-19, fica na escola a marca de mais uma abordagem à sustentabilidade, transversal a várias áreas do saber e a vários anos de escolaridade.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Os alunos, em colaboração com encarregados de educação, assistentes operacionais e professores, foram envolvidos em diferentes processos de concretização do projeto.
1. Local de construção da horta. O primeiro passo, foi escolher o espaço onde se iria construir a espiral de aromáticas, que fosse ao encontro das condições ambientais necessárias, ao desenvolvimento das plantas que serão cultivadas (exposição solar, rega e resguardo), num local visível e acessível a todos os alunos.
2. Medição do terreno.
3. Limpeza do terreno e transplantação de plantas existentes para outro local.

Registo Fotográfico: