As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 Irmãos Passos - Guifões - Matosinhos (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências e Componete Técnologica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias não se mostraram disponíveis

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Elaboração de ementas saudáveis, confeção de sopa e saladas. Celebração do dia da alimentação, onde os alunos confecionaram uma sopa e salada e onde almoçaram todos envolvidos nas atividades da horta. Também se realizaram vendas algumas hortaliças produzidas na horta para aquisição de novas semente e plantas para a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No inicio os alunos fizeram uma limpeza geral do terreno. Iniciaram-se os trabalhos e começamos por construir uma vedação reutilizando paletes, para termos o local mais resguardado e protegido. Após a colocação da vedação os alunos cavaram o terreno todo. Quando o terreno estava todo cavado,este foi dividido em 4 talhões. Cada grupo de 4 alunos foi responsável pelo seu talhão terreno. Em cada talhão começou-se por se plantarem plantas hortícolas diferentes. também deixamos uma zona destinada a sementeira de algumas plantas aromáticas e hortícolas. O terreno está dividido em 4 talhões e na zona menos produtiva colocamos as covetes de sementira de plantas.
Após a instalação das plantas hortícolas formam criadas equipas de trabalho de 4 elementos, alternados de semana para semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, mobilização do solo é feita pelos alunos do curso cef, sendo estes responsáveis pela horta. Os alunos fizeram a limpeza e a mobilização do solo com o professora da componente tecnológica. A fertilização é feita com recurso a matéria orgânica da compostagem do ano anterior e as borras de café (maquina da escola). Sendo essencialmente estes alunos os responsáveis pela horta e também pela brigada da floresta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com um compostor fornecido pela LIPOR ( empresa de recolha de resíduos). Onde vamos fazendo a compostagem com os resíduos da escola ao longo do ano.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaçe, alho, cebola, espinafre, couve lombarda.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega com aspressores, por forma gastar o menos agua possível. Aproveitando a rega também com a agua da chuva. Como grande parte da horta é de outono inverno e primavera, na região da escola chove com bastante frequência regamos muito pouco. Também escolhemos hortícolas que se adaptem melhor ao tipo de clima e que necessitem de pouca água, gastando com a horta pouca água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, em geral de 15 em 15 dias apesar de na primavera verificarmos com mais frequência.Neste momento em que nos encontramos em plena quarentena e impedidos de nos deslocar a escola apenas as assistentes operacionais vão observando as plantas e regando a horta uma vez por semana, mas sem grande intervenção. Pois neste momento a horta está com muitas ervas daninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas da horta, onde os alunos se mostram muito curiosos e participativos. Começau por se fazer uma limpeza da horta e começou por se instalar uma vedação de paletes.
As aulas na horta foram essencialmente de instalação de uma vedação com paletes fazendo com que ficasse mais resguardada, pois esta situa-se junto do campo de jogos e as bolas com frequência iam lá parar . Também realizaram todas as tarefas de mobilização do solo até o solo estar ideal para a instalação das plantas hortícolas em semente e de viveiro. Devido a pandemia grande parte das plantações não se realizaram, ficando a horta a maio da plantação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na confeção de sopa os alunos cozinharam uma sopa com hortícolas colhidas na horta e fizerem em salada. Onde no final poderam todos deliciar-se com um almoço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: