As Nossas Hortas Bio

Escola Básica Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 12 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem uma área de 38,52 metros quadrados, além da horta vertical onde temos ervas aromáticas.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Ciências Naturais e Ed. Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Têm oferecido sementes e plantas. Quando temos de encontrar alternativas aos pesticidas para controlar as pragas, os alunos levam a questão para pôr à família e têm chegado boas soluções.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A produção da horta, quando não é utilizada em atividades na escola, como no Dia da Alimentação, é entregue a alunos que participam na manutenção da horta e cujas famílias valorizam bastante estes produtos biológicos. Quando detetamos alunos de famílias carenciadas damos preferencialmente a estas famílias.
Os alunos melhoraram os resultados escolares nos conteúdos curriculares relacionados com esta atividade, nomeadamente no tema Atividades Económicas, subtema Agricultura, lecionado na disciplina de Geografia do 3º ciclo. De um modo geral esta atividade leva alguns alunos problemáticos a desenvolverem um gosto e interesse maior pela escola, facilitando assim a sua integração e rendimento escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas horas do Clube Eco-Escolas e sempre que a meteorologia o permite os alunos trabalham na horta.
Nas aulas de EC também pequenos grupos, de forma autónoma vão fazer tarefas simples na horta.
Sempre que necessário, em horas extra, normalmente depois das aulas, por exemplo para regar ao fim do dia.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda dos funcionários da escola e por vezes também dos funcionários dos Espaços Verdes da Câmara Municipal, principalmente no início do ano letivo, é feita a preparação do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos três compostores (um deles como prémio das Hortas Bio nas Eco-Escolas) onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…). Desistiu-se de pedir aos alunos para trazerem de casa os resíduos de alimentos. Além dos imensos sacos de plástico onde trazem este resíduo também a propagação de mosquitos não ajuda à concretização da atividade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, rúcula, acelgas e couves de diferentes variedades junto dos alhos, alho-francês e cebolas, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, ervilhas e favas, várias aromáticas à volta da horta e na horta vertical, tais como tomilho, poejo, coentros, manjericão, salsa, hortelã, cebolinho, cidreira, e orégãos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no fim das aulas pelos alunos (18.30 h) e quando é necessário, também de manhã cedo pela funcionária. O aproveitamento da água da chuva é feito em moldes muito rudimentares, para vasilhas que se colocam por baixo dos pontos de confluência da água que escorre dos telhados. Mas esta tem de ser utilizada rapidamente para não criar maus cheiros, visto não ser filtrada. Logo que seja possível tentaremos adquirir um sistema mais eficiente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Pelo menos uma vez por semana vamos observar o estado das plantas e inspecionar a existência de novas pragas ou a evolução das que estamos a combater.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas têm sido um problema, mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas, a solução de sabão azul e branco diluído em água e ainda borrifar com água e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Como a nossa escola teve vários casos positivos de covid 19, fechou a 7 de março. Como tal, não houve o Dia do Agrupamento, onde normalmente fazemos uma feira de agricultura biológica.
Mesmo assim ainda se fez uma feirinha onde vendemos essencialmente laranjas das árvores da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No dia 16 de outubro, Dia da Alimentação, os alunos do Eco-Escolas confecionaram e distribuíram pela comunidade escolar, crepes, sumos naturais e fruta. Utilizaram alguns ingredientes da horta e fruta das nossas árvores. Por exemplo a geleia e marmelada para os crepes fizeram-se com os marmelos da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Várias aulas de Educação para a Cidadania foram dadas na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Como este ano de 2020 está a trocar-nos as voltas resolvemos incentivar os alunos a criarem as suas pequenas hortas de varanda. Ou às vezes nem isso!
A última foto foi uma experiência bem sucedida com um frasco e 2 tocos de alho-francês. Fomos partilhando as fotos das várias fases de crescimento nas aulas virtuais incentivando assim esta atividade.

15.1. Link para a página da horta: