As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1/PE da Assomada (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Est. Meio/ Português/ Matemática/ Clube Ecológico

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação costumam fornecer adubo biológico, terra e algumas plantas. De vez em quando trazem instrumentos agrícolas manuais para os alunos também poderem utilizar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ao participarem ativamente na elaboração da horta, os alunos tem possibilidade de ver o crescimento de cada planta e respetivo fruto ou legume. A comunidade é convidada a visitar a nossa horta sempre que há atividades previstas para todos e, no fim de cada colheita, os frutos ou legumes são distribuidos unanimemente por todas as crianças que participaram na horta biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas, e sempre que necessário, o professor responsável reune com a turma respetiva, juntamente com a professora de Clube e respetivas turmas do horário, fazendo rega, monda e manutenção do espaço próprio.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita uma limpeza inicial ao solo, recorreu-se à sua fertilização com adubos biológicos e depois das plantações e/ou sementeiras fazer a manutenção através da monda.,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com todo o restolho das plantas e monda dos jardins e da horta blógica, cascas das batatas e das frutas da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couve portuguesa, bróculos, ervas aromáticas e árvores de fruto (dióspireiro, bananeira, pitangueira, romanzeira, araçazeiro, ameixieira, goiabeira).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Semanalmente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tinha, lapa. Foram combatidas com água e sabão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta, na área de Estudo do Meio, são sempre importantes para a sensibilização dos alunos, pelo menos 1 vez por mês acontece, com o docente Titular e com a docente do Clube Ecológico.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A consciencialização da não utilização de produtos quimicos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EscolaDaAssomada