As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio (1ºciclo); Área do conhecimento (pré-escolar); Ciências Naturais (2º e 3ºciclos) e Clube do Ambiente

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quando são solicitados para colaborar em alguma atividade específica, em contribuir com alguns materiais, nomeadamente com plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos desde o pré-escolar até ao 9ºano, com a criação destas pequenas hortas e jardins, tomam contacto com a terra e com as plantas. Observam, participam nas sementeiras e plantações, acompanham o crescimento e desenvolvimento das plantas, cuidam destes espaços e dão valor aos alimentos, nomeadamente aos de origem vegetal. Adquirem conhecimentos através das atividades experimentais de campo e tomam as suas próprias decisões. A comunidade apoia estas iniciativas, verificando que são benéficas para os alunos terem o conhecimento nesta área.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas do pré-escolar e do 1º ciclo ficam desde o início responsáveis por cuidar dos seus canteiros. Elas fazem o acompanhamento das culturas (mondando, regando e colhendo). Os alunos do Clube do Ambiente semanalmente acompanham a horta, o jardim e as aromáticas. Fazem o amanho da terra, as sementeiras e plantações, mondas, regas e colheita. Aqui dividem-se em grupos ou não, consoante o tipo de tarefa a realizar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita geralmente por alunos e professores envolvidos nas disciplinas anteriormente descritas. Por vezes alguns auxiliares também colaboram. A mobilização do solo é realizada com o auxílio de pequenos instrumentos de jardinagem, com enxadas e ancinhos que a escola vai adquirindo ao longo do tempo. Relativamente à fertilização costuma ser feita com composto orgânico proveniente da Escola Agrária de Santarém e de estufas de um particular que nos vai cedendo a terra. Esta já traz o fertilizante adequado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita na Escola Básica Alexandre Herculano. O compostor foi construído com paletes cedidas por um hipermercado local, onde são colocados semanalmente os restos vegetais provenientes da preparação dos almoços da cantina. É ainda feita com alguma frequência a recolha de folhagem existente no espaço escolar, dado que existem muitas árvores e outro tipo de vegetação. São os alunos que participam nesta atividade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos culturas hortícolas (favas, nabiças couves, rabanetes, pimenteiros, tomateiros, batata, abóboras,etc). Temos também as aromáticas (salsa, coentros, hortelã, tomilho, oregãos, cebolinho, alecrim, sálvia, erva cidreira). Possuímos ainda a área dedicada ao jardim (diversas tipos de flores, passando pelos cactos , suculentas e outras).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida num depósito que depois é aproveitada para regar pequenos canteiros nos primeiros momentos de rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita pelos alunos e professores, bem como por alguns auxiliares de educação. Com alguma regularidade é feita a observação direta aos canteiros, assim como a todo o espaço escolar. Quando é possível é executada manualmente, não recorremos a produtos químicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Acontece por vezes aparecer a lagarta do pinheiro, nestes casos comunicamos à equipa do ambiente da câmara para resolver a situação.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No Dia Mundial da Alimentação e no Dia Eco-Escolas, há sempre a banca ecológica, onde são expostos e vendidos à comunidade escolar os produtos biológicos (frutos e vegetais), bem como produtos florícolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os produtos da horta (incluindo as aromáticas) são utilizados na confeção de sopas e outros pratos na cantina e bar da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As aulas na horta, constituem uma mais valia para aplicação e consolidação de determinados conteúdos lecionados, nomeadamente aqueles que estão relacionados com as plantas ( desde a germinação das sementes, ao seu crescimento e desenvolvimento, floração, frutificação e produção de sementes). Além deste aspeto, temos o embelezamento dos espaços escolares, a importância para uma maior sustentabilidade na escola, e consequentemente em casa e funciona também como atividades mais lúdicas (existência de brigadas verdes).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta e o jardim estão no seio da escola, junto com os blocos de aulas, cantina, sala de alunos, logo torna-se um espaço atrativo por todos.

15.1. Link para a página da horta: