As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Instituto Vaz Serra (Sertã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo de 2007/2008

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Físico-Química e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram através da oferta de sementes aquando das respetivas sementeiras. Ajudaram os filhos na sementeira e a tratar dos produtos hortícolas, assim como, construir o canteiro em forma de espiral para o concurso das aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Dar oportunidade aos alunos de percecionar o ciclo de crescimento das plantas, nomeadamente as que são mais utilizadas na alimentação humana. Ainda que a Escola esteja inserida em meio rural, alguns dos alunos não têm contacto direto com atividades agrícolas. Motivar os alunos para as atividades agrícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dois dias por semana todo o grupo é envolvido em tarefas de manutenção da horta; nos restantes dias da semana uma escala entre os alunos para assegurar a rega e outros cuidados prioritários.

7. Como é feita a preparação do solo?

A Erva mais alta é raspada e colocada no compostor. A preparação prévia da terra,é feita cavando-se e enterrando a erva restante para que esta seja decomposta servindo de fertilizante natural.Também se coloca o composto tirado do compostor. De seguida são preparados os canteiros onde é semeda/plantada cada uma das espécies em cultivo. Em casa como os possuem animais têm estrume dos animais para fertilizar os solos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos da cantina, folhagens do jardim, da relva e da manutenção e limpeza do espaço da horta.
Em casa é com os restos dos alimentos e com a erva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, cebolas, favas, ervilhas, espinafres, pimentos, tomate, alface, feijão-verde, courjetes, abóboras e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nesta época do ano, a chuva ainda que escassa, assegura a água necessária. Águas pluviais são recolhidas em vasilhas para o efeito. Só depois de esgotada essa água se recorre a água canalizada.
Os cuidadores escalados para cada semana asseguram a rega.Em casa as hortas são regadas com água recolhida da chuvas, das ribeiras e dos poços ou furos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Por observação direta com acompanhamento dos professores e do Funcionário. Agora será os alunos e os pais no caso da suas hortas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos envolvidos no concurso dos eco cozinheiros, para treino e aproveitamento dos legumes da horta, prepararam uma sopa na cantina da escola. A sopa é para todos os alunos, professores e funcionários da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Após a paragem das aulas presenciais, o trabalho na horta não pode continuar a ser desenvolvido, no entanto, os alunos, em casa e com a ajuda dos Encarregados de Educação envolveram-se nos desafios entretanto sugeridos, dos quais se destaca a Espiral de Ervas Aromáticas e a Horta Bio... em casa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: