As Nossas Hortas Bio

Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (Trofa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na escola existe há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A área é <50m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual, Educação Tecnológica, Disciplina de Educação para a Cidadania, Eco-Escolas, alunos de apoio tutorial específico.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No envio de algumas sementes/plantas pelos seus educandos na época das sementeiras.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Pode-se afirmar que o impacto da horta na comunidade e nos alunos é razoável porque, embora, S. Romão do Coronado seja uma localidade rural, as gerações mais recentes têm vindo a procurar alternativas ao trabalho agrícola. Sendo a divisão do território constituída essencialmente por minifúndio, uma grande parte dos alunos contacta com as alfaias agrícolas e conhece os procedimentos básicos de plantação e manutenção de uma horta através dos pais ou principalmente, avós. No entanto, esta não é uma área do conhecimento e do trabalho que seja do agrado da maioria dos alunos, principalmente dos mais velhos. Neste sentido, não é fácil mobilizar os alunos para a participação na Horta-Bio, mas os alunos que se dispuseram a participar nesta atividade são muito ativos, reconhecem a importância e o impacto da agricultura biológica e estão já a envolver a comunidade educativa na distribuição dos hortícolas produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente são os funcionários que em articulação com o coordenador eco-escolas se ocupam da manutenção contínua da horta, nomeadamente a plantação, arranque das ervas daninhas e rega diária. Com dois professores, 90 minutos semanais, os alunos envolvidos no projeto realizam algumas tarefas na Horta-Bio.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação da terra (limpeza e mobilização) foi feita quase exclusivamente pelos alunos de apoio tutorial específico e alunos pertencentes à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) sempre com o apoio e a monitorização do docente. A fertilização do terreno foi efetuada com base no composto produzido pela própria escola nos compostores existentes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este composto resulta da recolha dos detritos orgânicos da cantina por parte de alguns alunos, da colocação das borras de café por parte da funcionária do bufete e através da colocação folhas das árvores que resultam da limpeza do recinto escolar, uma vez que o mesmo tem bastantes árvores.
A compostagem é realizada em camadas alternadas de resíduos verdes e castanhos e ao longo do tempo são revirados para arejar e regados para humedecer.
Os materiais colocados são: resíduos verdes e restos de alimentos não confecionados e nem temperados e resíduos castanhos, como a borra de café e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; Couve brócolos; Salsa; Batata; Cebolas; Alho-françês, curgete, pimentos, morangos, chuchu e nabos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como a horta-bio está instalada numa estufa (cobertura de plástico) há necessidade de executar a rega diariamente nos dias de sol e alternadamente nos dias encobertos, normalmente pelos auxiliares de ação educativa, mas este ano, às segundas-feiras, um dos professores que colabora com a manutenção da estufa tem regado todas as semanas neste dia com a ajuda de alunos porque eles gostam de executar esta tarefa. Neste ano letivo, também se plantou couve-galega na área envolvente da estufa e aqui a rega só é feita caso não chova.
Para a rega é utilizada mangueira de ½, mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais necessitam de estar abertas para maior arejamento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Toas as segundas-feiras, é realizada uma observação cuidada das plantas (folhas e caules).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Esta atividade desenvolveu-se do 1º e 2º período, uma vez por semana, com alunos pertencentes aos 2º e 3º ciclos ( cerca de 40 ) que em conjunto com os professores envolvidos participavam na preparação do solo para sementeira/plantação, rega e monitorização da estufa. Esta atividade tinha bastante impacto na comunidade uma vez era uma realidade diferente para todos, o facto de ter aulas num espaço diferente, que de certa forma ia de encontro a uma outra atividade intitulada " A Natureza é a minha sala de aula".

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os poucos produtos biológicos produzidos foram disponibilizados à comunidade educativa enquanto houve aulas e outras atividades que se estavam ou iriam realizar em torno da horta, acabaram por não se realizar uma vez que estamos desde o dia 13 de março todos em casa, não havendo possibilidade de as concretizar.
As plantas que não foram colhidas e que produziram sementes, continuam na estufa..

15.1. Link para a página da horta:

http://aecc.pt/ e https://www.facebook.com/HortasBioNasEcoEscolas/