As Nossas Hortas Bio

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo passado.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

História

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais doaram sementes e estrume. Foram desafiadas, pela escola, a ajudarem na implementação da horta e a transmitirem os seus conhecimentos. Na atividade "plantação de carvalhos em Pussos, em parceria com a Junta de freguesia participou uma Encarregada de Educação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É notório o interesse que a horta tem despertado na comunidade escolar, havendo o clube da Horta Pedagógica que trabalha todas as quintas-feiras a partir das 16h05.
Pretendemos que, quando estiver em pleno funcionamento, seja um espaço aprazível de aprendizagem.
Uma empresa local ofereceu o plástico para a estufa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos rasparam as ervas com enxada, abriram regos colocaram sementes , abriram novo rego para tapar e assim sucessivamente.
Em março, colocou-se o plástico da estufa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Começamos enterrando matéria orgânica, terra vegetal, estrume, cinza, em diferentes camadas, onde se faz a sementeira/plantação.
O material verde retirado da horta foi colocado no futuro compostor, para posterior utilização.
Limpeza: sacha manual; Mobilização: manual; Fertilização: húmus vegetal,( vegetais em decomposição) estrume variado , cinza ( trazido pelos alunos)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Leguminosas: ; ervilhas, favas, chícharos,
Futuramente:
Leguminosas: feijão
Legumes: cebolas tomate, pimento, espinafres, alfaces, abóboras
Aromáticas: tomilho (erva de santa Maria), hortelã-pimenta; sálvia, alecrim, rosmaninho, manjericão, nêveda, erva-cidreira, salsa, coentros, …

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Far-se-ão aceiros em redor das plantas e usar-se-á caruma para reduzir a evaporação.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Monitorização visual semanal

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plano:
A feira dos produtos da horta far-se-á na escola para professores, no local habitual, sempre que haja produtos para vender.
Está programado um concurso de espantalhos.
As crianças do 1º ciclo e pré-escolar serão convidadas para visitar a horta em várias fases.
De facto, em virtude do COVID 19:
Funcionárias apanharam e pagaram as favas e ervilhas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://agalvaiazere.ccems.pt/